Notícia

Nova sede do 18º Batalhão da PM e do Batalhão Especializado de Polícia Turística é inaugurada pelo governador

Inauguracao-da-nova-sede-do-18-batalhao-da-Policia-Militar-Foto-Manu-DiasGOVBA-1-696x392

Os mais de 400 policiais militares a serviço do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur) ganham em eficiência com instalações para um novo ambiente de trabalho. As unidades da Polícia Militar da Bahia (PMBA) receberam o investimento de R$ 6 milhões da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e foram inauguradas nesta sexta-feira (1°), pelo governador Rui Costa, na presença do comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho e do secretário de Segurança Pública, Ricardo César Mandarino. 

As novas instalações ocupam um imóvel de cinco pavimentos, na Baixa dos Sapateiros, em Salvador, em um terreno de 1.742 metros quadrados. Elas são equipadas, ainda, com placas para captação de energia solar, garantindo sustentabilidade energética.

Foto: Manu Dias/GOVBA

Após receber as honras militares, o governador visitou as instalações da nova sede, que também conta com mobiliários e equipamentos de informática novos. Na ocasião, Rui destacou a importância dos investimentos realizados nas novas unidades da PMBA. “O objetivo é atender melhor a população, melhorar a autoestima dos profissionais e dar condições técnicas para o melhor desenvolvimento do trabalho. Após desapropriar o prédio, recuperamos completamente sua estrutura, onde, a partir de hoje, passam a funcionar o 18°BPM e o Beptur, em uma área estrategicamente bem posicionada, aqui junto ao Centro Histórico”, declarou o governador. Rui lembrou ainda que “entre obras construídas e em curso, foram investidos 300 milhões para modernização das instalações das policias Civil e Militar, em todo estado”.

Foto: Manu Dias/GOVBA

A reforma nas unidades foi completa. Contou com intervenções nos telhados e forros, instalações elétricas, pintura geral, atualização do sistema de incêndio e do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Os banheiros, salas e todas as dependências dos imóveis também foram revitalizados, assim como as redes hidráulica e hidrossanitária. No primeiro andar, estão a copa, o almoxarifado e os alojamentos femininos e masculinos dos dois batalhões.

Antes localizado no Pelourinho, o 18° BPM está instalado no segundo pavimento, que, além de setores administrativos e operacionais, conta com auditório, sala de reunião, e onde funcionam a Corregedoria e Ouvidoria. Já O Beptur, que funcionava no bairro do Imbuí, passa a ocupar o terceiro andar do novo prédio, onde estão instaladas as unidades operacionais e outros setores, como a sala para a área de recursos humanos, o protocolo e o núcleo bilíngue. No último andar, está instalado o sistema de energia solar.

Foto: Manu Dias/GOVBA

Para o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, a obra representa um marco para a instituição. “[Trata-se da] inauguração de duas unidades, que têm um registro histórico na corporação muito grande. Demonstra a preocupação do Governo do Estado com obras estruturantes relativas à segurança pública. Instalações dignas ao 18° Batalhão de Polícia Militar, que atua há quase trinta anos, e o Batalhão de Policiamento Turístico, que está fazendo sete anos em operação”, declarou coronel Coutinho.

Plotagem de viaturas

Uma nova padronização cromática dos veículos empregados no policiamento foi apresentada nesta semana, com cinco viaturas já plotadas com a versão definitiva. Os veículos que estavam presentes na cerimônia desta sexta-feira (1°), no 18° BPM e Beptur, fazem parte do lote de 728 novas viaturas que serão substituídas e entregues em unidades de toda Bahia, a partir do segundo semestre deste ano.

Atualmente, existem 16 versões de plotagem, que serão reduzidas para seis. Essa mudança segue a mesma proposta de enxugamento dos uniformes da PMBA. A atualização do manual de identificação da frota realizado pela comissão contempla viaturas quatro rodas, motocicletas e caminhões. Os seis tipos, com base nos níveis de policiamento, terão as cores cáqui claro, cáqui escuro, cinza, preto e camuflado.

Repórter: Laís Nascimento