Notícia

Telemedicina beneficia pacientes graves internados no Hospital Manoel Novaes

telemedicina no novaes 4

Moradores da pequena cidade de Itaju do Colônia, no sul da Bahia, a dona de casa Clise Muniz Cruz e o marido tiveram um grande susto quando a filha de seis anos começou a se queixar de dores, apresentar quandro febril constante e sentir falta de ar. O quadro de saúde da menina agravou-se e ela foi levada às presas para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, onde está internada em estado grave, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A criança foi hospitalizada no dia 11 deste mês.

O caso da filha de Clise Muniz é o primeiro entre vários pacientes internados em leitos de UTI Pediátrica que, a partir de agora, serão acompanhados por equipes assistenciais dos hospitais Manoel Novaes e Hospital Moinhos de Vento, via telerrounds, por meio de equipamentos de telemedicina. Por meio dessa transmissão em tempo real, as equipes dos dois hospitais analisam o quadro clínico, avaliam exames e discutem hipóteses de diagnóstico. Um dos desafios é chegar a um diagnóstico mais rápido possível e iniciar o tratamento correto. Nestes primeiros dias, cinco pacientes estão sendo acompanhados.

Com inflamação nos pulmões, a menina foi submetida a uma bateria de exames com o objetivo de descobrir a origem da enfermidade e assegurar adoção do tratamento correto. “Ficamos preocupados com a saúde de minha filha, que ficou mal, com o quadro se agravando muito rápido. Eu estava muito apreensiva, mas fiquei mais aliviada e esperançosa ao ouvir a avaliação dos médicos”, conta Clise Muniz.

As ações para salvar vidas de pacientes pediátricos internados em leitos de UIT em estado grave fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde. O programa é realizado pelo MS em parceria com seis hospitais de referência, que disponibilizam especialistas de todas as áreas para suporte às unidades selecionadas.

Telerrounds

O programa PROADI-SUS Tele Uti busca avaliar o impacto na telemedicina na melhoria da assistência pediátrica em todo o país. “O programa consiste em duas ações: levantamento de dados clínicos e laboratoriais dos pacientes internados na UTi pediátrica do HMN; e na realização de telerrounds diários, via telemedicina entre a equipe multiprofissional do HMN e a do Hospital Moinhos de Vento”, explica a médica Fabiane Chávez.

A diretora técnica destaca que estão sendo beneficiados pacientes com quadro clínico complexo e que a seleção do Hospital Manoel Novaes para participar do projeto representa uma grande conquista para o interior da Bahia. “Agora contamos com o suporte desse hospital de excelência, cujos profissionais interferem na terapêutica dos nossos pacientes. Todos ganham, mas os maiores beneficiados são aquelas crianças ou adolescentes que precisam de diagnóstico rápido e tratamento, eficaz, efetivo e eficiente”, explica a médica.

O objetivo do programa é reduzir em 30% a mortalidade de pacientes graves em leitos de UTIs pediátricos, acelerar o tratamento e reduzir as infecções e o tempo de internamento do paciente.

Além da diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez, participaram do primeiro telerrounds, as médicas Katiane de Cássia Três (coordenadora médica da UTI Pediátrica) e Ana Luísa Lodi da Silva (médica residente de Pediatria); Ruan Santana da Silva (fisioterapeuta), Talita Miranda (psicóloga), Juscilene Miranda Sobrinho (enfermeira) e Igor Ferretti (coordenador da UTI/PED).