Notícia

Representantes de organizações produtivas lideradas por mulheres participam de formação para execução de edital

SDR

Representantes de 46 organizações produtivas selecionadas no edital Dinamização Produtiva de Empreendimentos Solidários Liderados por Mulheres, do Estado da Bahia, participaram, nesta quarta-feira (17), de uma oficina de formação para a execução do edital.  

A iniciativa é realizada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O objetivo é dinamizar o processo produtivo de empreendimentos econômicos liderados por mulheres em toda a Bahia, promovendo o aumento da produção e da renda, segurança alimentar e nutricional e o consequente empoderamento feminino. 

Serão investidos R$ 3 milhões na aquisição de máquinas e equipamentos, para o preparo das terras, plantio, tratos culturais e colheita; aquisição de reprodutores bovinos, caprinos, ovinos ou suínos, a serem utilizados de forma compartilhada, visando o melhoramento genético dos rebanhos; instalação de viveiros e sistemas simplificados de irrigação; reforma, recuperação ou construção de unidades agroindustriais, fabris e de serviços de pequeno e médio porte. 

Na Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coomafes), de Valença, o investimento será em equipamentos como fornos, freezers, máquinas de salgados e fritadeira, além da padronização das embalagens, atendendo a 29 comunidades e, diretamente, a 102 mulheres.  

Segundo a diretora-presidente da cooperativa, Maria Joselita Santos da Costa, as mulheres produzem biscoito, beiju, salgado e doces, derivados de mandioca e da banana, e pretendem aumentar e aprimorar a produção que, hoje, é vendida no município e destinada para vendas institucionais.  

Já na Associação das Rendeiras da Cidade de Dias D’Ávila o investimento do edital será para a compra de insumos destinados para a confecção de renda, corte costura, bordado, artefato em couro, crochê e lapidação em vidro e para a participação em feiras.  

Para a presidente da associação, Noélia Trindade, a meta é aumentar o faturamento da associação para implantar uma Escola da Renda, um espaço de memória para a preservação da arte e da história dos empreendimentos e para a comercialização de produtos.  

Durante o evento, foi assinado um protocolo de intenções entre a SDR/CAR e a SPM, para estabelecer ações e projetos que envolvam o desenvolvimento e fortalecimento de políticas sólidas para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, promovendo o fomento à agroindustrialização de comunidades tradicionais e assentamentos de reforma agrária.  (Assessoria de Comunicação da SDR/CAR)