Notícia

Bahiagás promove Encontro das Distribuidoras do Nordeste

Bahiagás

Diretores e Gestores das Companhias de Gás Natural do Nordeste discutiram, na quinta-feira (11/08), em Salvador, as questões relacionadas às recentes mudanças na área de Suprimento do energético. O debate ocorreu durante a edição de agosto do Encontro das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste, promovido e organizado pela Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás.
Os gestores de Suprimento das Companhias Distribuidoras Locais (CDLs) apresentaram as particularidades das suas experiências com os novos contratos e os respectivos cenários de aquisição, carregamento e transporte do gás natural. O objetivo foi o de confrontar as dificuldades e intercambiar as soluções encontradas por cada uma das distribuidoras para lidar com as mudanças no setor.
A sequência da programação do evento contou com a reunião entre os diretores-presidentes das Companhias, que trataram dos impactos causados pela concretização da venda da Gaspetro e pela formulação das leis estaduais relacionadas ao gás natural e das suas respectivas regulamentações. Os avanços na discussão sobre a implantação dos Corredores Azuis, e sobre a entrada do Biometano e do Hidrogênio Verde na carteira de produtos das CDLs também foram pautados na reunião.
“A troca de experiências entre as equipes técnicas das diversas Distribuidoras, principalmente, em momentos importantes como o que atravessa o setor, com as mudanças na legislação e abertura do mercado, é de fundamental importância para o fortalecimento das CDLs”, avaliou o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza. Conforme destacou o dirigente, se referindo às Chamadas Públicas Coordenadas para aquisição de gás natural, “as Companhias já têm mostras concretas dos ganhos desta atuação conjunta”.
O Encontro das Distribuidoras contou com a participação dos diretores-presidentes das Companhias: Ediberto de Omena (Algás); Hugo Figueirêdo (Cegás); André Campos (Copergás); Roberto Alves (Gaspisa); Jailson Galvão (Pbgás); Marina Siqueira (Potigás); e Valmor Barbosa (Sergás). Os diretores Administrativo e Financeiro da Bahiagás e Copergás, Luciano Ribas e Luciano Guimarães; e o diretor Técnico e Comercial da Copergás, Roberto Zanella, também participaram do evento.
(Ascom Bahiagás)