Notícia

Prefeitura de Itabuna executa melhoria no acesso ao Assentamento Manoel Chinês

itabuna-zrural

A Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura de Itabuna tem garantido serviços essenciais de manutenção de ruas e avenidas na área central e na zona rural do município. Desde quarta-feira, dia 24, por exemplo, equipes de operários e máquinas pesadas trabalham na melhoria do Assentamento Manoel Chinês, próximo ao semianel rodoviário.

Nos cerca de três quilômetros de extensão da estrada vicinal, já foram executados serviços de patrolamento, nivelamento, cascalhamento e limpeza para atender as necessidades de escoamento da produção hortigranjeira dos assentados e facilitar o acesso à zona urbana.

Valdívio da Silva Santos, um dos operadores de máquina tipo rolo compressor, disse que não tem previsão de quando o trabalho será concluído, mas garantiu que não deverá demorar muito, se o tempo se mantiver firme. “O importante é que o trabalho fique bem feito e agrade aos moradores dessa localidade”, reforçou.

A dona de casa Ana Angélica Evangelista, que há mais de sete anos mora no assentamento, se diz animada com o trabalho de máquinas e caçambas o dia inteiro e nem reclama do barulho, por reconhecer que é por uma boa causa. Ela conta que a vegetação já havia coberto mais da metade da estrada, sem contar buracos e lama em toda a extensão em dias de chuva e poeira no tempo seco.

“A situação da estrada estava muito crítica. Era difícil até para caminhar. Agora, imagine a complicação para os carros que transportam a produção agrícola para a comercialização todas as semanas”, disse.

Dona Ana Angélica aproveitou para dizer que tem acompanhado o trabalho do prefeito Augusto Castro e reconhece o serviço que vem sendo feito na cidade. “Melhor ainda, porque ele também se preocupa com as famílias que moraram na zona rural. Nós o agradecemos por isso,” acrescentou.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, acompanha diariamente o trabalho desenvolvido pelas equipes de operários. Nesta manhã ele ficou satisfeito com o andamento dos serviços de patrolamento. “A estrada ficou parecendo um tapete de tão bem nivelada”, destacou. 

Ele reconhece que há mais de dois anos não era realizado serviço de manutenção no local.  Souza lembrou que a área central também enfrenta problemas como desgaste natural, além de chuvas constantes que provocam destruição de ruas e avenidas, o que aumenta a demanda de serviços de manutenção. 
Sousa conta que os operários têm uma rotina de trabalho que não para nem nos fins de semana. “Trabalhamos sábados, domingos e feriados, ininterruptamente, para dar conta de levar serviços de manutenção a toda a cidade,  em especial às comunidades rurais. Elas, principalmente, precisam de estradas vicinais em boas condições de tráfego para facilitar o escoamento da produção”, concluiu.


Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna