Notícia

Secretaria de Saúde de Ibicaraí entrega mais 62 próteses dentárias através do Programa Brasil Sorridente

PRÓTESES02-1

A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, entregou na manhã de terça-feira, dia 23, na Unidade Básica de Saúde Dr. Oséas Peixoto (antigo SEPS), mais 62 próteses dentárias. Na segunda-feira, dia 22, foram moldadas mais 43 próteses, que em breve serão entregues.
As próteses estão sendo produzidas em parceria com o Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), e a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem feito esse trabalho com a população local de forma gratuita. A Saúde ainda oferta os serviços odontológicos de atendimento, avaliação e moldagem.
De acordo com Dr. Dídimo Vieira, odontólogo e coordenador do programa em Ibicaraí, o processo de molde e entrega de próteses dentárias tem acontecido a cada mês. “Já entregamos até o momento 100 próteses (dentaduras), existem ainda oito para serem entregues e já moldamos mais 43, que entregaremos no próximo mês. Estamos fazendo um trabalho pioneiro em Ibicaraí”, disse o odontólogo.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Luna Tavares, a implantação do Programa e a montagem de um laboratório de prótese dentária em Ibicaraí é um avanço na saúde bucal do povo de Ibicaraí. “Eu preciso enaltecer a nossa prefeita, doutora Monalisa Tavares, que tem uma visão técnica e profissional do que é ofertar saúde para todos. Só uma médica e que ama o povo da nossa terra consegue pensar, trazer e implantar um programa tão importante para o nosso povo. É gratificante entregar cada prótese e ver o sorriso renascer no rosto de cada pessoa”, disse a Secretária de Saúde.
No momento das entregas estavam presentes a secretária de Saúde Luna Tavares, o odontólogo e coordenador do programa em Ibicaraí, Dr. Dídimo Vieira, o representante do Laboratório Regional, Anderson e o vereador Aroldo Melo.

BRASIL SORRIDENTE
O Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e tem modificado a vida de pessoas humildes que não têm condições de colocar uma prótese dentária. O programa tem o objetivo de garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira. Para isso, reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em parcerias com municípios brasileiros.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí