Notícia

Agricultores familiares do território Sisal contam com caminhão baú para a coleta de frutas

WhatsApp-Image-2022-08-26-at-17.10.36

Agricultores e agricultoras familiares, que produzem frutas, ligados à Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa De Dentro e Região (Cooperlad), localizada em Tucano, comemoram a chegada de um caminhão baú refrigerado, entregue nesta sexta-feira (26).
O investimento é do projeto do Estado da Bahia, Bahia Produtiva, que também está destinando para a cooperativa recursos para a construção e equipamentos de uma unidade de beneficiamento de polpa de frutas. A obra já está em andamento e deve ser entregue ainda neste ano.
O presidente da Cooperlad, Reinaldo Silva, destaca a questão da logística do trabalho. “O caminhão será destinado para buscar as frutas dos agricultores em suas propriedades e entregar na unidade de beneficiamento. São frutas perecíveis, que precisam de um local adequado de transporte”.
A Cooperlad coleta, por mês, cerca de 10 mil toneladas de frutas como manga, goiaba, acerola e umbu, de cerca de 25 comunidades, de todo o território do Sisal, que são transformadas em polpas de frutas, atualmente em um pequena unidade na comunidade rural de Lagoa de Dentro.
A Cooperativa também vem sendo atendida com assistência técnica e extensão rural (ATER). Lucas Oliveira, que realiza o acompanhamento técnico à cooperativa, conta que a expectativa é que, com os investimentos do Bahia Produtiva concluídos, a coleta de frutas aumente para 40 toneladas, com inserção de novos produtores.
“O caminhão vem para escoar a produção da cooperativa, mas também para movimentar a economia de todo o município”, ressaltou o vice-presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Ícaro Rennê.

O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com confinanciamento do Banco Mundial.
(Assessoria de Comunicação SDR/CAR)