Notícia

Sicredi Integração Bahia promove campanha para
ajudar a reabastecer bancos de sangue do Estado

banco de sangue

Além dos mais de 4 mil associados, campanha também pretende buscar reforço da população das cidades de Itabuna, Itapetinga, Ilhéus e Jequié

A Sicredi Integração Bahia – Instituição Financeira Cooperativa – irá promover uma campanha de doação de sangue com o objetivo de estimular a solidariedade dos associados e não associados e auxiliar os bancos de sangue do interior baiano que estão com seus estoques baixos ou quase zerados. A ação acontece entre os dias 5 e 10 de setembro nas cidades de Itabuna, Itapetinga, Ilhéus e Jequié. As quatro agências juntas somam mais de 4 mil associados.
Neste mês de agosto, o banco de sangue de Itabuna, no sul da Bahia, anunciou que estava com o estoque de sangue O – zerado, e outros tipos sanguíneos estavam em nível crítico. Segundo a coordenação do banco de sangue, em julho, a média de procura para doação foi de 15 a 20 pessoas por dia, quantidade muito baixa para dar conta da demanda, já que o ideal são 900 doações por mês.
Em Ilhéus, a situação também é preocupante. Apenas 162 pessoas procuraram o banco de sangue em julho. As cidades de Itapetinga e Jequié seguem com campanhas para aumentar o estoque de todos os tipos sanguíneos. A ação da Sicredi Integração Bahia auxiliará os bancos a aumentarem a quantidade de bolsas.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da cooperativa, o objetivo da campanha é estimular o voluntariado nos associados e moradores da região, através da distribuição de folders sobre a campanha e a sobre a importância da doação, como também promover uma divulgação através das redes sociais, a exemplo da campanha via WhatsApp.
Para a campanha, o Sicredi terá parceria com os bancos de sangue Hemoba, em Jequié e Itapetinga, Banco de Sangue Santa Casa de Misericórdia, de Itabuna, e o Banco de Sangue Ilhéus.
Para a instituição financeira cooperativa, o ato de doar sangue é muito importante uma vez que pode ajudar a salvar vidas, pois muitas unidades de banco de sangue abastecem hospitais e unidades de saúde que precisam das bolsas para ajudar pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Doação no Brasil

De acordo com dados de 2019, a porcentagem da população brasileira que doa sangue é de menos de 1,6%, e Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que uma boa taxa de doação gira em torno dos 5%. Desta forma, o Brasil estaria muito abaixo da meta que a organização deseja, por isso as campanhas são tão necessárias.
Atualmente, o dia 14 de junho é conhecido como o Dia Mundial do Doador de Sangue, enquanto 25 de novembro é celebrado o Dia do Doador Voluntário de Sangue, campanhas criadas para conscientizar e incentivar as doações, uma vez que existe uma baixa nos estoques brasileiros nestes períodos do ano, possivelmente motivadas pela mudança de estação.