Notícia

IV Meeting de Nutrição da Faculdade
de Ilhéus abordou o Espectro Autista

IV Meeting de Nutrição (1)
O Dia do Nutricionista, 31 de agosto, foi comemorado pela Faculdade de Ilhéus com a realização do IV Meeting de Nutrição, que abordou a temática “Espectro autista e a Nutrição” com a participação de especialistas no assunto. A professora doutora Roberta Barone Leite, nutricionista graduada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com residência em Nutrição Hospitalar Pediátrica pelo COM-HUPES/Ufba, proferiu uma palestra sobre Terapia Nutricional no Autismo.

O evento aconteceu no auditório da Faculdade e ainda contou com uma mesa redonda que debateu os desafios da profissão, com as nutricionistas Milene Pereira de Souza Torres, Brenda Carvalho Santos e Tâmara de Oliveira França. A coordenadora do curso de Nutrição, professora Adriana Lopes, declarou que o evento acadêmico favorece ao aprimoramento técnico com a atualização de temas importantes da prática clínica.
Ela ressalta que o compartilhamento de experiências contribui também para desmistificar polêmicas em torno de diferentes temas relacionados à nutrição e à saúde. Este ano, o Meeting de Nutrição destacou a temática em torno do espectro autista, por ser a nutrição de suma importância, uma vez que crianças portadoras apresentam “seletividade alimentar”, devido ao comportamento repetitivo e ao interesse restrito.
“A baixa aceitabilidade de alimentos pode estar associada também aos distúrbios sensoriais comumente presentes no autismo, conhecido como transtorno de processamento sensorial. Em função disso, é comum que crianças tenham o consumo restrito de alimentos de uma determinada cor ou textura, ou preparações com pouco tempero por causa do sabor e do cheiro, o que torna a alimentação da criança autista seletiva e pouco diversificada e um desafio para o profissional nutricionista”, explicou a professora Adriana.


A nutricionista Roberta Barone Leite ressalta que o evento teve caráter multidisciplinar, com a participação de estudantes de Enfermagem, Psicologia e de Nutrição. Ela abordou o cuidado nutricional das pessoas com transtorno do espectro autista, principalmente as relações do eixo intestino-cérebro-microbiota, com as possíveis alterações gastrointestinais, que são comuns entre as pessoas com autismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, é possível verificar até 80% de alterações no quadro gastrointestinal, como diarreia e constipação, e risco maior em desenvolver alergias.
Nesse contexto, o evento abordou o cuidado nutricional e a importância da alimentação saudável e como ocorre o manejo na dificuldade e na seletividade alimentar, muito comum em pessoas com autismo, e que tem associação com questões orgânicas, comportamentais e sensoriais.