Notícia

Programação para o Mês da Consciência Negra volta a ser discutida em Itabuna

Programação do Mês da Consciência Negra volta a ser discutida- Foto Ascom_

Com o objetivo de definir uma agenda única para o Mês da Consciência Negra, representantes da Prefeitura de Itabuna, Instituições de Ensino Superior e entidades ligadas ao Movimento Negro voltaram a se reunir na última quinta-feira, 15, no auditório da Secretaria Municipal da Educação. Na oportunidade foi apresentado um primeiro esboço das atividades programadas para o período, que inclui a realização de um seminário marcado para os dias 10 e 11 de novembro.


Também foram informadas na reunião as atividades já programadas pelas instituições de ensino e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). Integrando o grupo de trabalho, o secretário municipal da Educação, José Brandão Júnior, destacou a importância da articulação entre as diversas instituições e o Movimento Negro para promover ações que possam contribuir para o debate sobre um tema tão relevante que é a causa da população negra nos diversos contextos da sociedade.
Além do Seminário promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Itabuna, outras atividades estão programadas para o período de 10 a 20 de novembro. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), através do Movimento Negro Contemporâneo, tem programado para o dia 13, domingo, uma corrida e para os dias 14 e 15 a Mostra de Cinema e Oficinas, no Teatro Candinha Doria.
A FICC está finalizando uma programação cultural específica para dias 16 e 17 de novembro para marcar as comemorações do Mês da Consciência Negra. Além do Movimento Negro, fazem parte da comissão organizadora representantes da UFSB, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), da Secretaria da Educação, da FICC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, da Faculdade UniFTC, da Faculdade Santo Agostinho e do Conselho Municipal de Políticas Culturais.