Notícia

Colaborador da Bahiagás publica artigo em revista científica internacional

Bahiagas

O químico Ozaná Rocha Alves Júnior, colaborador da Gerência de Operação, Manutenção, Integridade, Programação e Medição (GEOPE), publicou um artigo científico na edição de agosto da renomada revista Energy Conversion and Management: X, da editora ELSEVIER, que apresenta pesquisa de alta qualidade. Com o título (em português) “Modelagem e otimização de redes de distribuição de gás natural para projetos de novos fornecedores”, o trabalho apresenta um modelo de otimização dinâmica para o monitoramento e controle de qualidade de um processo de mistura de fluxo de gás natural que envolve vários fornecedores, com níveis de qualidade e preços variados.
A pesquisa aconteceu em paralelo com a abertura do mercado de gás natural no Brasil. Nesse cenário, a participação de diversos fornecedores nas redes de distribuição de gás natural elevou o nível de complexidade associado ao controle de qualidade do fluxo final a ser disponibilizado ao mercado consumidor. “Existem fornecedores que oferecem preços mais baixos, mas fornecem combustível de qualidade inferior, o que pode contribuir para um fluxo final fora de especificação (após misturar os diferentes fornecedores), daí a importância de uma ferramenta de controle que otimize o fornecimento do energético, mas também assegure a qualidade do gás natural comercializado”, pontuou Ozaná.
Como nem sempre é economicamente viável construir Unidades de Processamento e adquirir equipamentos analíticos para controle de qualidade do gás, a pesquisa atendeu a uma lacuna científica quando, de forma inovadora, apresentou um modelo de otimização genérica que considera o comportamento dinâmico de um processo de mistura de fluxos de gás natural, com insumos em diferentes pontos da rede e fluxos de fornecimento fora de especificação. O modelo é capaz de definir os melhores fluxos dos fornecedores a cada instante, com base em critérios econômicos, garantindo a especificação do fluxo final de gás a ser fornecido ao mercado consumidor.
O trabalho foi validado por estudos de caso reais, e os resultados mostraram a viabilidade de execução de projetos para novos fornecedores, bem como o fornecimento de gás natural para clientes que o utilizam como matéria-prima e que estabelecem limites de especificação mais restritivos do que os estabelecidos pelo órgão regulador. “Comparando com a estratégia operacional convencional, os resultados obtidos pelo modelo de otimização proposto mostraram uma redução no custo de distribuição igual a 13,5% e 22,6% nos dois estudos de caso analisados”, concluiu Ozaná.
O artigo foi fruto de pesquisa realizada no mestrado de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a orientação do professor Cristiano Fontes. Contou com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e apoio da Bahiagás. O artigo completo pode ser acessado através do link https://doi.org/10.1016/j.ecmx.2022.100240.
(Ascom da Bahiagás)