Notícia

Cooperativas da agricultura familiar baiana discutem sustentabilidade dos empreendimentos

WhatsApp Image 2022-10-07 at 12.13.52

Representantes de cerca de 40 cooperativas da agricultura familiar baiana participaram de oficina na capital baiana, nesta sexta-feira (07), no Hotel Fiesta, para discutir a sustentabilidade das organizações.

O encontro, que contou com a participação de Assistentes Técnicos de Extensão Rural (ATER) e Assistentes Técnicos e Gerenciais (ATEG) dos empreendimentos, debateu sobre temas como: as possíveis prospecções para suas organizações produtivas e as possibilidades de atuação dos profissionais nos próximos anos.

Foram discutidos também os cenários futuros, sustentabilidade e desafios das organizações produtivas da agricultura familiar apoiadas por meio do Bahia Produtiva, realizada uma análise da estratégia de contratação pelas organizações produtivas dos técnicos de ATEG e ATER, um trabalho sobre corresponsabilidades na implementação da estratégia do projeto e o papel da assessoria técnica na construção da sustentabilidade dos empreendimentos.

A gerente-geral da Cooperativa agropecuária Mista regional de Irecê (Copirecê), Zene Vieira, lembrou que com os processos e treinamentos promovidos pelo Bahia Produtiva foi possível conquistar mercados. “Entramos nos mercados do Sul e do Sudeste do país. Isso foi de grande relevância para a cooperativa, pois podemos levar, principalmente, nosso Flocão de Milho, para os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro”.

Para o gerente comercial da Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Murilo Nunes, além de agregar valor aos nossos cooperados e à base produtiva, o projeto agregou valor também à parte comercial. “A Cooperacaju conseguiu quadriplicar seu faturamento com as castanhas de caju e também acessar programas institucionais”.

Já para a presidente da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), Carine Assunção, o projeto melhorou tanto a produção quanto a questão das embalagens. “Temos hoje um produto e embalagens de qualidade para acessar a todos os mercados, tanto no estado na Bahia, como em outros estados. Com isso, já estamos inseridos no Sul e no Sudeste”.

As cooperativas são apoiadas por meio do Bahia Produtiva, projeto do Estado da Bahia, e executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Assessoria de Comunicação SDR/CAR