Notícia

Santa Casa de Itabuna lança campanha de prevenção contra o câncer de mama

Santa Casa de Itabuna

O Brasil deve fechar o ano com mais de 66 mil casos de câncer de mama, com taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres e cerca de 18 mil óbitos, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Entre os estados com maior quantidade de ocorrências estão São Paulo (18.250), Rio de Janeiro (9.150), Minas Gerais (8.250), Rio Grande do Sul (4.050) e Bahia (3.460). Para ajudar a mudar essa triste realidade, instituições em todo o país estão promovendo campanhas de prevenção à doença.

No sul da Bahia, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna lançou, na quinta-feira (6), uma série de ações para a campanha do Outubro Rosa. De acordo com o cronograma, as atividades serão realizadas até o dia 27 deste mês nas unidades de quimioterapia (no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho), na radioterapia (no anexo do Hospital Manoel Novaes). As ações serão realizadas também nos auditórios das respectivas unidades hospitalares.

Na cerimônia de abertura da campanha, o médico Eduardo Kowalski lembrou da importância do autocuidado, orientou que tanto as mulheres quanto os homens façam o autoexame das mamas e, caso suspeitem de alguma anormalidade, procurem um especialista na área para avaliação, diagnóstico e tratamento precoce. Ele destacou ainda que as unidades da radioterapia e quimioterapia contam com equipes de profissionais altamente capacitados e que os serviços prestados pela Santa Casa são referência na Bahia.

No início da campanha, a Santa Casa entregou uma placa de agradecimento aos grupos de apoio aos pacientes em tratamento contra câncer. Entregou ainda uma máquina de costura para Faiusa Jussara Moura dos Santos, fundadora do Grupo Câncer, Fé e Amor. As atividades do Outubro Rosa serão realizadas até o final do mês. No dia 13, a partir das 13h30min, haverá apresentação do Coral da SCMI na unidade de quimioterapia. Dia 17 será de mobilização do Projeto Amor em Mechas, com corte de cabelo gratuito, com mechas para doação. As interessadas devem comparecer à sala de seleção do HCMF no dia da ação.

Mais ações

No dia 18, a partir das 13h30min, na unidade de quimioterapia, será realizada palestra da médica e oncologista Fátima Trajano. No dia 20, a partir das 8h, haverá distribuição de laços aos pacientes das unidades de quimioterapia e radioterapia, além da musicoterapia. Ainda no dia 20, pela manhã e à tarde, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, haverá palestras dos médicos Luciano Peixoto, Marcela Carvalho, além de Livia Sayane (nutricionista), Alexandre Melo (enfermeiro), psicóloga Edmara Perola e enfermeira Sara Lemos. A mesma programação ocorre no auditório do Hospital Manoel Novaes com participação da médica Elissa Ney Mariano, das enfermeiras Erika Mascarenhas e Adriana Jovita, além do psicólogo Allan Santana e da nutricionista Livia Sayane.

Entre os assuntos abordados estão “Estilo de Vida Saudável e Cuidados para combater o câncer”; “Importância da Equipe de Enfermagem na Prevenção dos Tumores”, “Diagnóstico e Desafio: Tratamento e Cura”. A programação do dia inclui ainda a oferta de exame citológico para as profissionais do Hospital Manoel Novaes. A ação é em parceria com a Secretaria de Saúde de Itabuna.

No dia 21, a partir das 13h, a oferta de exames será para os profissionais do Hospital Calixto Midlej Filho. No dia 27, no enceramento da campanha, na unidade de radioterapia, no anexo do HMN, haverá apresentação do Coral da Santa Casa de Itabuna e sorteio de brindes para pacientes.