Notícia

Mais de 19 mil pessoas participaram do Projeto Tour Bahia Educacional 2022

Tour-Bahia-Educacional-2022_Foto_Tati-Amaya-6-1024x682

O balanço das ações do projeto Tour Bahia Educacional foi apresentado na tarde desta quinta-feira (17), na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), num encontro com gestores e esportistas. A iniciativa itinerante, que teve como objetivo incentivar a prática desportiva nas instituições do Ensino Superior e nas escolas públicas de ensino médio, visitou 24 municípios de oito regiões da Bahia, atendendo mais de 19 mil pessoas durante três meses de execução.
O Tour Bahia Educacional é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sudesb e a Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube). Divididos em dois formatos clínicas, com práticas de iniciação esportiva, ministradas dentro das instituições de ensino médio e superior, e em praça pública, quando são montadas arenas para a prática esportiva das clinicas.
“Durante os dias do tour, a população experimentou, de forma gratuita, basquete 3×3, badminton e boxe. Quero aproveitar para agradecer a parceria da Sudesb com o esporte universitário nas mais diversas ações em conjunto, a exemplo da realização dos Jogos Universitários Brasileiros e o apoio com os Jogos Universitários da Bahia”, disse, o presidente da Fube, Simon Vasconcelos.

Investimentos em esporte

Durante o encontro, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, elencou uma série de ações da autarquia do esporte nos últimos três anos e destacou o investimento na área da infraestrutura esportiva e do fomento. “Na Bahia, na contramão de todo o retrocesso na área do esporte do atual governo federal, mantivemos em funcionamento o Sistema Estadual de Esporte e Lazer. Hoje, somos o segundo maior investimento na área esportiva do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. Neste recorte de três anos, foram investidos R$ 200 milhões para a ampliação e modernização da infraestrutura esportiva do Estado”, disse.
Segundo Vicente Neto, o projeto Tour Bahia, assim como outras iniciativas da Sudesb, deverão ser discutidos com o novo governo eleito. “A ideia é que esses programas sejam incorporados e ampliados num projeto do âmbito nacional, com o provável retorno do Ministério do Esporte, extinto em 2019”, completou.
A Arena Multidesportiva foi montada, na tarde desta quinta-feira, na frente do Estádio de Pituaçu, em Salvador, com atividades do projeto. Todas as atividades são oferecidas à população gratuitamente, sob a orientação de profissionais de educação física e professores especializados em cada uma das três modalidades esportivas.


(Fonte: Ascom/Sudesb Foto: Tati Amaya/Sudesb)