Notícia

Melhoramento genético do rebanho aumenta renda de produtores de ovinos de Serra do Ramalho

Lote-caprinosovinos-Central-Prosemiarido-2-696x522

Produtores de ovinos da Agrovila 13, localizada no município de Serra do Ramalho, comemoram o aumento da renda, graças aos investimentos do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva. Com a ação, os criadores passaram a contar com o melhoramento genético dos animais.

Por meio do projeto, foram adquiridos cinco reprodutores ovinos da raça Dorper, caracterizada pelo ganho de peso rápido e qualidade da carne para o mercado. Foram realizadas também outras ações, a exemplo da instalação de apriscos, perfuração e instalação de poço tubular por meio de energia solar, além da instalação do sistema de irrigação para produção de reserva e suporte alimentar para o rebanho e atividades produtivas.

O presidente da Associação de Produtores Rurais da Agrovila 13, Francisco Ramos de Souza, destaca que a produção de ovinos é a principal fonte de renda da comunidade. “Conseguimos melhorar e aumentar a produção. O investimento do Bahia Produtiva mudou a vida das famílias. Tivemos a complementação de ovinos e os implementos e máquinas, como ensiladeira, deu-nos condições de manter esses animais, com alimentação adequada da criação em momentos críticos”.

Pelo Bahia Produtiva, foram investidos mais de R$ 284,2 mil na Associação. O projeto beneficia diretamente 20 famílias que já apresentam um aumento da produção. Produtores que tinham em média cinco matrizes, hoje, possuem cerca de 15 animais. Os animais estão sendo vendidos para estabelecimentos da região de Serra do Ramalho e são utilizados para consumo próprio.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Fonte: Ascom/SDR/CAR