Notícia

Meliponicultura: Prefeitura de Ilhéus promove curso sobre criação de abelhas sem ferrão

ilhéus

As abelhas em geral são grandes polinizadoras do reino vegetal e chegam a efetuar até 75% de todo o processo

Agricultores, técnicos e meliponicultores de Ilhéus e região participaram nos dias 4, 5 e 6 de janeiro do Curso de Meliponicultura, técnica que consiste na criação de abelhas nativas do Brasil sem ferrão. A capacitação foi ministrada através da parceria entre a Prefeitura e o SENAR/SRI. Nova opção para a agricultura familiar, a meliponicultura é uma forma de produção de mel de abelhas, do pólen, própolis e agora em larga escala futurística na fabricação de nutracêuticos, cosméticos, etc.

Conforme a Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior (SEAPI), as abelhas em geral são grandes polinizadoras do reino vegetal e chegam a efetuar até 75% de todo o processo.

“A equipe técnica da SEAPI externa sua disposição e empenho em levar o curso a todos os produtores rurais, haja vista a facilidade e simplicidade de implantação do meliponário, seu manuseio e manutenção, aliado ao mercado aberto, com preços atrativos, gerando assim renda extra à unidade familiar do campo”, explicou Sebastião Vivas, diretor de Assistência à Agricultura e Pesca.

A atividade é de fácil acesso, contudo para manuseio da abelha é preciso se atentar a alguns cuidados. O curso também objetiva possibilitar as pessoas interessadas na criação iniciarem sua atividade.