Notícia

Cultura e alegria marcam Dia de Reis com encontro de Bumba Meu Boi no Centro Histórico de Ilhéus

ilhéus01

Os tradicionais grupos culturais apresentaram todo enredo, cores, ladainhas e brincadeiras típicas da Folia de Reis

Na noite da última sexta-feira (6), a Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, foi palco de uma das mais tradicionais manifestações de cultura popular do país, a Folia de Reis. Com a presença de um grande público, o evento contou com a participação dos Grupos Reisado de Vila Juerana e Bumba Meu Boi do Seu Oreco.

Os tradicionais grupos culturais, que nasceram na zona rural da cidade, apresentaram todo enredo, cores, ladainhas e brincadeiras típicas do Dia de Reis. A iniciativa do Comitê Gestor da Cultura – Porto Sul e da Secretaria Especial de Cultura (Secult) repercutiu positivamente entre a comunidade, sendo marcada por sentimentos como alegria, emoção, gratidão e reconhecimento.


Dona Dená, representante de Vila Juerana, explicou que a cultura é passada de geração em geração. “Depois de tempos difíceis da pandemia, estamos muito felizes em voltar de novo ao Bumba. Uma brincadeira muito linda. Não podemos deixar essa brincadeira morrer, uma cultura dos meus avós”.

A apresentação celebra de maneira diferente o nascimento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos, reunindo devotos e voluntários. Jorge Henrique, representante do Boi do Seu Oreco, disse que o momento é único. Após 30 anos, os dois Bumbas voltam a se encontrar.


“É um prazer muito grande fazer parte de tudo isso. Depois de 30 anos, realizamos o reencontro do Bumba de Urucutuca e Juerana. Muito feliz em poder levar alegria, dança e sorrisos. Isso não tem preço”.

João Batista, turista do Rio de Janeiro, afirmou que ficou muito feliz em poder prestigiar a festa. “Eu estava frustrado porque não ia curtir a Folia de Reis no Rio, onde é comemorado em diversas comunidades. Mas para a minha felicidade, eu encontrei aqui, o Bumba Meu Boi e a Folia de Reis. Estou muito feliz mesmo. Obrigado, Ilhéus”.

por Jéssica Alves, Sucom