Notícia

Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí realiza mutirão de coleta de exames laboratoriais nas USF

Foto02

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando nas onze Unidades de Saúde da Família (USF) do município um mutirão de coleta de vários exames laboratoriais. A ação teve início na segunda-feira, dia 23, na USF Nerícia Sales de Souza Menezes, no distrito da Salomeia, e pretende chegar em todos os postos de saúde.
Na terça-feira, dia 24, foi a vez da USF Olyntho Matos, no bairro Delfino Guedes (Mutirão) e na oportunidade foram ofertados para a população local os exames: parasitológicos, sumário de urina, glicose, colesterol (HDL, LDL), triglicerídeos, ureia, creatinina, hemograma, TGO, TGP, hemoglobina glicosada, ácido úrico e retração de coágulo.
A ideia da Secretaria de Saúde é fazer esta ação durante esse mês de janeiro e início de fevereiro em todas as onze USF da sede e dos quatro distritos, oferecendo a maior quantidade de exames, além de fazer um diagnóstico detalhado de como está a saúde da população ibicaraiense.
De acordo com a secretária de Saúde, Luna Tavares, esse mutirão vai chegar em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da sede e dos distritos. “A ideia é atender o maior número possível de pessoas com todos os exames que pudermos oferecer de forma gratuita. Esse mutirão é um pedido da prefeita Monalisa Tavares, que é médica e acredita que a saúde preventiva é o melhor remédio para todos. Descobrir um problema de saúde no início aumenta muito a probabilidade de cura da possível doença”, disse Luna.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí