Notícia

Empório de Agricultura Familiar inaugura restaurante com pratos regionais feitos de insumos de pequena produção do Estado

gov-estado

O Empório de Agricultura Familiar, instalado na Ceasinha do Rio Vermelho, em Salvador, inaugurou nesta sexta-feira (27) um restaurante à la carte com insumos dos produtores familiares da Bahia. No espaço também será servido um buffet de café da manhã de terça a domingo, com funcionamento dos serviços das 8h30 às 17h30.

A primeira dama, Tatiana Velloso, e o vice-governador, Geraldo Júnior, foram convidados para o soft opening do restaurante, junto a representantes de cooperativas do estado. Para ela, o restaurante e o Empório, inaugurado em dezembro de 2022, é um resultado da confluência do Governo do Estado no compromisso com o combate à fome e o desenvolvimento rural.

“É fruto da participação das organizações, dos movimentos sociais do campo que ocupam e conjuntamente, promovem uma ação tão importante que é trazer, a partir desse espaço, alimentos saudáveis, trazendo as nossas identidades, nossa cultura, nossa ancestralidade, nossa trajetória de cultura alimentar”, disse a primeira dama.

Segundo o gestor do Empório da Agricultura Familiar, Pablo Barreto, a inauguração do espaço conta com três pratos regionais: a galinha de parida, o cordeiro atolado e o baião de fumeiro. Cardápio desenvolvido com insumos dos municípios de Itiúba, Pintadas e Maragogipe.

“Nosso desafio é trazer isso para o público soteropolitano, para que ele possa prestigiar também os pratos, para além da loja. A loja tem diversos produtos, de produtores e histórias por trás disso. E a gente consegue agora trazer para a mesa esse trabalho, essa história, que agora vai ser transformada em um prato assinado por um chef, que é o Caco Marinho”, completou.

As sobremesas, de chocolate e de licuri da costa também são produzidas a partir do chocolate 50% e 70% da Bahia Cacau e o projeto é que a confeitaria ganhe novos parceiros para a produção de doces com a identidade do estado.

Repórter: Milena Fahel/ GOVBA

TAGSagricultura familiar