Notícia

Saúde de Ibicaraí fica em 3º lugar entre as cidades baianas com 11 USF, de acordo com o Previne Brasil

IBICARAÍ

A Saúde de Ibicaraí continua sendo exemplo de boa gestão pública na Bahia e agora no Brasil. A cidade, que a exatos dois anos tinha uma pífia pontuação de míseros 3,4 pontos, de acordo com o Previne Brasil (PB) – o que deixava o município entre os últimos colocados no estado da Bahia – quase triplicou os seus números (na atual gestão), chegando a 9,28, o que a coloca a cidade em 3º lugar na Bahia entre os municípios que possuem 11 Unidades de Saúde da Família (USF), e em 13º lugar a nível de Brasil, seguindo o mesmo critério estadual.
Os índices do Previne Brasil continuam crescendo em Ibicaraí, e todo esse avanço é resultado de grandes investimentos em saúde no nosso município (nos últimos 24 meses) e o competente trabalho que vem sendo realizado pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Luna Tavares, os índices são calculados seguindo sete indicadores na saúde básica: 01 – Gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal; 02 – Gestantes com exames para sífilis e HIV; 03 – Gestantes com atendimentos odontológico realizado; 04 – Mulheres com coleta de exame citológico na APS; 05 – Crianças de um ano de idade, vacinadas com a pentavalente e contra a poliomielite; 06 – Pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; 07 – Pessoas com diabetes e hemoglobina glicada, solicitada no semestre.
“O Previne Brasil é um programa de incentivo ao financiamento da saúde primária, e a atual gestão tem na saúde preventiva e no investimento na atenção básica, a certeza de que a prevenção e o diagnóstico rápido e preciso no início do provável problema de saúde encurta o caminho da cura. Temos uma médica como prefeita, a doutora Monalisa Tavares, que por conhecer de saúde, cobra muito da nossa secretaria, o que nos coloca na obrigação de fazer sempre mais e melhor. Triplicar os nossos números do Previne Brasil em apenas dois anos só comprova que estamos ofertando Saúde de verdade para a população, o que nos enche de orgulho”, disse a secretária municipal de Saúde, Luna Tavares.

Previne Brasil
É o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, que traz uma série de novos critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais. O objetivo deste programa é promover uma grande reestruturação na forma que o Governo Federal distribui recursos para os municípios, tendo impacto direto na forma como são enviados os recursos para os cuidados básicos em saúde, visando alcançar a população brasileira de maneira cada vez mais justa.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí