Notícia

MEI ganha aplicativo para Declaração Anual de Rendimentos

simples

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Sala do Microempreendedor Individual (MEI) da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, alerta microempreendedores individuais sobre os prazos para emissão da Declaração Anual de Rendimentos. Para facilitar a vida dos usuários dos serviços aponta novidades como a criação de aplicativo pelo Governo Federal disponível nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS.

A Atendente da Sala do MEI, Priscila Nascimento, explica que o prazo para declaração vai de janeiro a maio. Mas, segundo ela, é importante fazer o quanto antes, já que também se aproxima o prazo em que os boletos do INSS são liberados.

“Todo microempreendedor tem esse período para fazer a declaração e é importante que fique claro que não se trata da declaração do Imposto de Renda (IR). Mas, a grande novidade deste ano é que não precisará ficar na dependência de filas para fazer a declaração. Tudo poderá ser resolvido pelo aplicativo oficial ‘MEI’”, explica Priscila Nascimento.

De acordo com a atendente, por meio do aplicativo é possível fazer a própria Declaração Anual de Rendimentos e emitir boletos do INSS sem precisar se deslocar até a Sala de Atendimento do MEI na Prefeitura. “Além disso, não haverá gastos com impressão em lan-houses, porque o boleto via Whatsapp é recebido pela maioria das lotéricas”, informou.

“É tudo muito simples. No próprio aplicativo tem a opção de copiar o QR-Code, colar no PIX e pagar lá mesmo ou enviar para lotérica”, explicou. A atendente da Sala do Microempreendedor lembra que existem situações específicas em que será preciso se deslocar até a unidade.

“Dentre estas, quem tem alguma pendência financeira relativa ao ano de 2022 e não consegue pagar. Além disso, também é preciso atendimento presencial para abertura de MEI, alteração, baixa e parcelamento de taxas”, informa a atendente. Para quaisquer esclarecimentos, também é possível por meio de WhatsApp (73) 9 9832-4924.