Notícia

Prefeitura recebe orientações sobre aparecimento de peixe-boi marinho no litoral de Ilhéus

Peixe-boi

Se avistar o animal ou qualquer mamífero aquático, a população pode entrar em contato através dos telefones: (73) 99977-3948 ou (71) 99679-2383

Visando garantir a preservação das espécies marinhas, a Prefeitura de Ilhéus recebeu orientações do Projeto Baleias na Serra (PBS), após notificação pela população de que um peixe-boi foi avistado no litoral norte do município na última semana. Conforme o PBS, este registro inédito é importante, porque atualmente a região não é mais área de ocorrência, sendo esta espécie ameaçada de extinção devido a diversas pressões antrópicas.

A espécie pode ser observada tanto no mar quanto nos rios e estuários. O Município e o PBS contam com a colaboração da população, que deve seguir as seguintes orientações.

  • Se avistar esse animal não o alimente, não forneça água e não toque no animal;
  • Este animal será monitorado e avaliado pelo Projeto Baleias da Serra juntamente com o Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA), integrante da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (REMANE);
  • Se avistar o animal ou qualquer mamífero aquático, entre em contato através dos telefones: (73) 99977-3948 (PBS) / (71) 99679-2383 (IMA), ou das redes sociais das instituições.

O Projeto Baleias na Serra é correalizado pelo Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia e pelo Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).