Notícia

Programa Melhor em Casa, da Secretaria de Saúde, completa um ano da sua implantação em Ibicaraí

inauguração

Na última quarta-feira, dia 8 de março de 2023, completou um ano que a prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou o Programa Melhor em Casa, que carrega como mantra “A segurança do hospital no conforto do seu lar”.
Fruto de uma ideia arrojada e inovadora da prefeita doutora Monalisa Tavares, que sempre sonhou ofertar saúde de qualidade para pacientes com doenças agudas e crônicas graves em suas respectivas residências, o Programa Melhor em Casa faz seu primeiro aniversário com um saldo de atendimento domiciliar muito positivo.
O programa tem a sua base de apoio na Unidade Básica de Saúde Oséas Peixoto (antigo SESP) e conta com uma equipe multiprofissional, composta por um enfermeiro e técnicas de enfermagem, além de fisioterapeuta e médico, que levam saúde até a casa do enfermo. Segundo a secretária municipal de Saúde, Luna Tavares, em um ano de funcionamento já foram realizados 1.535 atendimentos, distribuídos entre sede, distritos e zona rural, nos três turnos do dia.
“É importante salientar que a população predominante desse programa são de idosos acamados e domiciliados acometidos principalmente por Acidente Vascular Encefálico (AVE), feridas, pé diabético, erisipela, úlceras causadas por pressão, neoplasias, além da administração de medicação endovenosa. Além dos atendimentos e orientações aos pacientes, nossa equipe se reúne frequentemente para discutir e fazer o planejamento de casos, além do debate de temas visando a atualização e troca de conhecimentos, proporcionando assim uma visão ampliada e o cuidado integrado com o paciente, e por último passamos um relatório detalhado para a prefeita”, disse a secretária de Saúde Luna Tavares.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí