Notícia

Prefeito Mário Alexandre entrega reforma e modernização da Praça Castro Alves

ILHÉUS

A modernização faz parte do programa “Adote uma Praça”, que contou com a parceria da MR Comércio de Alimentos

Sistema de monitoramento 24 horas, iluminação de LED e um espaço totalmente requalificado. A Praça Castro Alves ganhou uma nova roupagem para garantir acolhimento digno aos turistas e à população local. Ao lado do bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, comerciantes, empresários, autoridades políticas, imprensa e comunidade geral, o prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão entregaram o equipamento de lazer, na tarde da última quinta-feira (9).

A modernização faz parte do programa ‘Adote uma Praça’, que contou com a parceria da MR Comércio de Alimentos. A obra compreende construção de quiosques, instalação de bancos, piso elevado de concreto e intertravado, rampa de acessibilidade, banheiro público masculino e feminino, pergolados, parque infantil, grama sintética, entre outras melhorias.

O programa fortalece a parceria com a iniciativa privada, cujo foco é a revitalização de espaços públicos da cidade.

praça castro alves

“Cada vez que recuperamos um equipamento sinto alegria e mais vontade de trabalhar. Agradeço à nossa equipe e à Câmara de Vereadores, por compreender que o nosso recado é reordenar a cidade de Ilhéus. Hoje os empresários acreditam no governo, porque veem mudanças significativas acontecendo e ajudam o município a continuar nesse caminho de desenvolvimento. Peço a Deus que me dê força, saúde e sabedoria para construir diálogo e lutar pelo meu povo”, destacou Mário Alexandre.

Presidente da Associação dos Comerciantes da Praça Castro Alves desde 2013, Magella Rossi ressaltou que a modernização do espaço representa um novo ciclo para todos os comerciantes do local. “Tomamos chuva durante décadas, mas hoje a nossa realidade é outra. Agradeço ao prefeito Marão e ao amigo Camilo por tudo que fizeram por nós. Tantos prefeitos passaram, mas não conseguiram fazer metade do que Marão fez”.

praça castro alves

Conforme a Secretaria de Ordem Pública, a Praça Castro Alves é pioneira no sistema de monitoramento integrado 24 horas, realizado pela Guarda Civil Municipal e Polícia Militar da Bahia. A instalação de câmeras visa garantir a segurança do local e áreas adjacentes, bem como zelar pelo patrimônio público na região central.

Bebeto acrescentou que o projeto é resultado do trabalho de todos aqueles que acreditam na vontade política de crescimento socioeconômico da cidade. “O estreitamento do diálogo entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental para assegurar a execução de projetos de resgate da cultura e dos ambientes de convivência comunitária”.

A Praça Castro Alves ficou popularmente conhecida como Pracinha da Irene, saudosa baiana de acarajés e abarás. O serviço soma-se ainda à revitalização da Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal, adotada pela Unimed de Ilhéus.

praça castro alves

Fala povo – “A realidade superou a expectativa. A praça realmente está muito bonita”, comentou a economista Lígia Moreira. “O local ficou maravilhoso. Ilhéus estava precisando de uma praça como essa. Agradecemos muito à Prefeitura e ao amigo Camilo pelo belíssimo trabalho que foi feito aqui”, avaliou a comerciante Inês de Santana.

Na ocasião, o público curtiu uma boa música, com apresentação de Itassucy, Sérgio Nogueira e Amigos e Paulinho Xoxô. Os shows integraram a retomada do projeto cultural ‘Cantando para Jorge – Música na Praça’, exibido às quintas-feiras, a partir das 18h. 

praça castro alves

por Secom