Notícia

Seminário no SEST SENAT em Itabuna reuniu moveleiros do Sul da Bahia

F2C9DE18-C0D2-4BEA-9054-E3804E730962-1024x684

Revitalizar e fortalecer o segmento da indústria moveleira do Sul da Bahia, capacitando os empreendedores do setor para desenvolver uma gestão mais profissionalizada e viabilizar acesso às novas tecnologias e a novos mercados. Foi com este objetivo que aconteceu em Itabuna na noite de quinta-feira dia 16, no auditório do SEST/SENAT, o 2º Seminário de Moveleiros do Sul da Bahia. Foi promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(SEBRAE) e Prefeitura de Itabuna, em parceria com a Associação de Moveleiros.
Ao saudar os participantes, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo, enfatizou a importância do segmento de movelaria para as economias do município e regional e do quanto é prioridade nas ações estratégicas fomentadas pelo governo do prefeito Augusto Castro (PSD) visando o fortalecimento deste segmento empresarial..
“Aqui em Itabuna, a indústria moveleira movimenta anualmente algo em torno de R$ 5 milhões. Portanto, é um segmento que carece de especial atenção por parte do governo municipal para que seja fortalecido, melhor capacitado e organizado, gerando impacto positivo ao desenvolvimento econômico do município e do Sul da Bahia”, pontuou o secretário.
A coordenadora regional do SEBRAE, Claudiana Figueiredo, destacou o singular momento que o Setor Moveleiro da região está vivenciando, com o apoio da Prefeitura de Itabuna e dop organismo de apoio ao empresariado. Ela lembrou que esta é a 2ª edição do Seminário de Moveleiros do Sul da Bahia, cujo objetivo é fazer com que o segmento de marcenaria e movelaria da região se organize e, a partir daí, possa estabelecer uma gestão mais moderna e profissionalizada.
“Queremos de fato fortalecer as empresas associadas ao segmento para que desenvolvendo uma gestão mais qualificada, possam ter acesso às novas tecnologias e governança nos negócios, dando-lhes condições para que tenham um sonho de futuro que seja de empresas em evolução, atentas à sustentabilidade, com maior rentabilidade e melhor qualidade de vida para os empreendedores, gerando como consequência o desenvolvimento econômico do Sul da Bahia”, disse Claudiana.
Responsável técnico pela Gestão do Projeto de Indústria de Móveis do SEBRAE, Roberto Teletka ressaltou o lançamento da Jornada 360 do Setor Moveleiro que engloba todas as ações planejadas pelo órgão para acontecer neste ano, visando a capacitação e desenvolvimento da movelaria e marcenaria. “Vamos promover workshops, identificando as realidades a serem trabalhadas e fortalecidas, além de oferecer consultorias específicas focadas nas necessidades de cada empreendedor”, disse.

Representando a diretoria provisória da Associação dos Marceneiros do Sul da Bahia, Antônio Oliveira dos Santos falou da importância do 2º Seminário para a revitalização e fortalecimento do setor. “Neste processo de organização, tem sido fundamental o apoio e parceria da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, e do SEBRAE”, disse.
Durante o 2º Seminário de Moveleiro do Sul da Bahia foram realizadas três palestras. A primeira abordando“Finanças pessoais x Finanças empresarial”, desenvolvida pelo economista e gestor de projetos do SEBRAE Neorley Carvalho. “As novas tendências da arquitetura voltadas para a marcenaria”, abordado pela arquiteta, urbanista e designer de interiores Bárbara Vitorino. E, encerrando o ciclo de palestras, o técnico e eletrotécnico Paulo Chaussê e o técnico da Makita do Brasil, Leonardo Bufon, falaram sobre “Marcenaria 4.0”.