Notícia

Projeto ‘Apadrinhamento Afetivo’ participa do evento Ciranda na Praça neste sábado (18)

Ilhéus

A iniciativa é uma realização do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e da Prefeitura de Ilhéus

A equipe do projeto “Apadrinhamento Afetivo” participará do Ciranda na Praça neste sábado (18), às 17h30. A iniciativa acontece no terceiro sábado de cada mês, na Praça Dr. Antônio Vianna, no bairro Cidade Nova. No stand também será divulgado o projeto Adotarte, que visa atender crianças e adolescentes da rede de acolhimento do município.

O projeto Apadrinhamento Afetivo é uma realização do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), através da Vara da Infância e Juventude, e da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS).

São três modalidades de apadrinhamento. No Afetivo, torna-se necessário que a pessoa tenha disponibilidade de tempo para estabelecer, através de atenção individualizada, uma relação que se torne referência positiva geradora de experiências gratificantes e saudáveis para o seu afilhado. Serão construídos laços de amizade para que padrinho e afilhado possam passar finais de semana, feriados e férias juntos, incluindo viagens.

No Apadrinhamento Provedor, o padrinho pode ser pessoa natural ou jurídica e dará suporte material ou financeiro à instituição, criança ou adolescente, com a doação de materiais escolares, vestuário, brinquedos, com patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportiva, idiomas ou arcando com os custos de alguma demanda específica da instituição, da criança ou do adolescente.

Já no Apadrinhamento Prestador de Serviços, o padrinho, por meio de ações de responsabilidade social, se cadastra para atender à instituição, às crianças e aos adolescentes, prestando o serviço, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade.

Adotarte – O Grupo de Apoio à Adoção tem como principais objetivos divulgar a cultura da adoção junto à sociedade, apoiar e preparar as famílias durante o processo de habilitação para adoção e pós-adoção.

Apadrinhamento Afetivo – O projeto é voltado para crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos, acolhidos nas instituições de Ilhéus, constituído por três modalidades: apadrinhamento afetivo, provedor e prestador de serviços. 

por Meire Borges, SPS