A ABI celebrou o centenário de morte de Ruy Barbosa
Na quarta-feira, 1º de março, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), abriu as celebrações do centenário de morte de Ruy Barbosa com a outorga da Medalha Rubem Nogueira. A solenidade lotou, pela manhã, o auditório Samuel Celestino, no Centro Histórico, para homenagear pessoas e instituições comprometidas com a memória de Ruy.
A entrega da medalha iniciou mobilização para a Casa da Palavra Ruy Barbosa, já com sinalização de apoio do Governo da Bahia. Foram homenageados Rubem Nogueira, Presciliano Silva, Ernesto Simões Filho, Luís Vianna Filho, Antônio de Pádua, o Estado da Bahia e o Município de Salvador. Em breve a honraria será outorgada à Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.
O Acadêmico Aurélio Pires compareceu representando a Academia de Letras Jurídicas da Bahia, por designação de seu presidente professor Rodolfo Pamplona Filho. Também esteve presente, prestigiando a solenidade, o professor Edvaldo Brito, vereador por Salvador e presidente do colegiado composto para articular a agenda do centenário de Ruy Barbosa.
Medalha Rubem Nogueira em memória de Rubem Nogueira, sua filha Gilka Andrade recebeu a medalha Luiz Viana Queiroz, tornou o evento um encontro de família. Para receber a medalha em nome de seu avô, Luís Vianna Filho levou ao palco Cláudia e Fernando, também netos do ex-governador da Bahia.
A medalha também foi outorgada ao educador Antônio de Pádua Carneiro, ex-diretor da Faculdade Ruy Barbosa, representado por sua esposa, a artista plástica Inês Vitória; e Presciliano Silva, responsável pelos desenhos que foram imprescindíveis para reconstrução do imóvel sede da ABI, representado no evento por sua filha Maria Moniz.
Representando Ernesto Simões, quem recebeu a honraria das mãos de Walter Pinheiro, presidente da Assembleia Geral da ABI e da Tribuna da Bahia, foi o bisneto de Simões Filho, João Cândido de Melo Leitão, atual presidente do Grupo A Tarde.
Já representando a prefeitura de Salvador e o governo da Bahia, estiveram presentes, respectivamente, a Secretária Municipal de Comunicação, Renata Vidal, e o Vice-governador Geraldo Júnior. (Fonte: Boletim Informativo Academia de Letras Jurídicas da Bahia, edição de março de 2023)











