Notícia

Sessão aprova Projeto de Lei 07/2023 para Auxílio Fardamento da Guarda Civil Municipal

MESA

Os onze vereadores da décima sétima legislatura da Câmara de Vereadores de Ibicaraí vem fazendo história na Casa do Povo, com boas sessões, debates e discussões de grande relevância para a cidade e aprovação de leis de interesse popular. Na quarta-feira, dia 3 de maio de 2023, o Legislativo Municipal aprovou três leis, entre elas a 07/2023, que cria o Auxílio Fardamento para a Guarda Civil Municipal (GCM), mais uma grande conquista para a categoria.

A sessão contou com a presença de oito vereadores: Herbert Santana, o atual presidente, Jonathas Soares, José Raimundo Soares Simões (Dú Artes), Aroldo Melo (Aroldão do Povão), Ednaldo José dos Santos (Lió), Alam Rogério, Silvana Santana e Clícia Guerreira, além do diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, e do Assessor Jurídico, Carlyle Assis.

Na abertura da sessão o presidente Herbert Santana solicitou da vereadora Silvana Santana a leitura de uma passagem bíblica e em seguida solicitou ao servidor Moisés Messias a leitura da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade. Moisés leu ainda o expediente do dia e no momento seguinte o presidente Herbinho dispensou o pequeno expediente e abriu o grande expediente com o uso da Tribuna por até 10 minutos para cada Vereador.

O presidente da Casa, Herbert Santana, pediu a palavra, agradeceu a presença de todos e falou sobre o pedido feito pela direção do time Ibicaraiense, que representa Ibicaraí na Copa Intervale e passou para a terceira fase do torneio, mesmo não tendo mando de campo e jogando na vizinha cidade de Floresta Azul. Herbinho falou que é preciso sentar com todos os interessados para achar uma solução, pois segundo ele, é inadmissível que o time que representa a cidade tenha que jogar fora. “A nossa função e ser elo e ser ponte e nunca quebrar elos e pontes. Como está, quem perde é Ibicaraí e não existe ganhador”, disse.

O vereador Aroldo Melo saudou a todos os presentes e na sequência pediu para a prefeitura tomar providências com relação a rua Princesa Isabel, que precisa de saneamento básico. Aroldo cobrou também uma reforma nas duas praças do Delfino Guedes (Mutirão). O edil parabenizou pela limpeza dos bueiros e do córrego do Mutirão. Por último o edil cobrou a recuperação das estradas vicinais.

O vereador Lió agradeceu a Deus e saudou a todos os presentes. O edil falou e se colocou ao lado do time do Ibicaraiense. Lió falou da importância dos pastores evangélicos para a cidade. O vereador cobrou o muro do cemitério do distrito da Salomeia e se colocou a disposição para ajudar a fazer o portão do local. “Basta que a prefeitura compre o material que eu dou a mão de obra e faço”. Por último Lió cobrou a melhoria das estradas vicinais.

O edil Alam Rogério saudou a todos os presentes e iniciou falando sobre os ACE e ACS e a perda salarial da categoria e da necessidade da volta do incentivo. Alam falou da Cooperativa que vai gerir a saúde do município. “Volto a dizer que a Câmara não tem nenhuma participação. O meu posicionamento é contrário a instalação dessa Cooperativa no município e a privatização da saúde local”. Por último o edil agradeceu a hospitalidade dos hospitais de Base e Costa do Cacau em Itabuna e parabenizou a direção do HAMM.

O vereador DúArtes agradeceu a Deus e a todos os presentes. O edil disse que visitou alguns postos de saúde da cidade e distritos e constatou a falta de remédios no Posto do Mutirão, além de uma cadeira odontológica quebrada. O edil cobrou placas de identificação nas ruas no Delfino Guedes. O vereador parabenizou a equipe que limpou o Ribeirão do Meio – que corta o Mutirão – e criticou o serviço ofertado pela Coelba em Ibicaraí e também se colocou ao lado do time Ibicaraiense e do futebol local.

A vereadora Silvana Santana saudou a todos os presentes e agradeceu as pessoas que ajudaram na semana municipal de combate às drogas. A edil falou sobre as melhorias sanitárias e lembrou que muitas casas em Ibicaraí não possuem banheiro e deu a ideia de (quem puder) adotar uma família para ajudar na construção de um banheiro. Por último Silvana falou do time do Ibicaraiense e se colocou do lado do esporte amador de Ibicaraí. Silvana aproveitou o momento para cobrar diálogo entre a Liga e as partes envolvidas.

Por último foi lida a Ordem do Dia com a leitura dos Projetos de Lei 02/2023, 05/2023 e 07/2023, que foram aprovados em segunda discussão e a redação final aprovadas por unanimidade. Além do Projeto de Lei 09/2023 que passou por aprovação em primeira discussão e passará por segunda aprovação na próxima sessão. Por último entrou em discussão única o projeto do Decreto Legislativo 01/2023 que foi aprovado por unanimidade.

O presidente agradeceu a Deus e não tendo mais nada a tratar encerrou a sessão e convidou a todos os presentes para a nona sessão ordinária, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 10 de maio, no horário regimental. (Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí)