Notícia

Carreta do Rastreamento do Câncer de Mama fez 1.056 exames em Ibicaraí

0bfda5a7-7b31-46f2-99d6-d0ac57cca881

O Projeto Saúde Mais Perto ofertou uma carreta para o Rastreamento do Câncer de Mama em Ibicaraí do dia 14 de abril até o dia 02 de maio. A ação foi uma parceria do Governo do Estado, Sistema Único de Saúde (SUS) e a prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio das onze Unidades de Saúde da Família, que fez diariamente o primeiro atendimento e a triagem das mulheres, definindo o dia e a hora do atendimento na carreta, que ficou no estacionamento da Prefeitura e atendeu nos dois períodos.

A equipe da Saúde local deu total apoio e suporte a ação, disponibilizando uma equipe da Saúde no local, que contou com a coordenação e suporte da secretária municipal de Saúde, Luna Tavares, do coordenador da Atenção Básica Carlos Cezar e da Assistência Social, que disponibilizou todos os dias água e café para o público atendido no local.

De acordo com o coordenador da Atenção Básica, Carlos Cezar, a orientação da secretária Luna Tavares foi para a equipe ficar à disposição e dar total apoio à ação. “Toda a triagem e coordenação de dia e hora de atendimento de cada mulher foi feita nos postos, que tinham uma cota de 140 exames em datas que foram definidas antecipadamente, e tudo, graças a Deus, correu bem e todas as mulheres que procuraram as suas respectivas Unidades de Saúde conseguiram fazer o exame. Segundo a equipe da carreta, em 45 dias chegará o resultado final, quando daremos início à fase 2, que é o caso daqueles exames que detectaram alguma anormalidade”, disse Cézar.

No total foram realizadas 1.056 mamografias entre as onze Unidades de Saúde da Família (USF). Aconteceram também testes de Hepatite B/C, HIV, Sífilis realizados simultaneamente no rastreamento da mamografia, totalizando mais 732 exames.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí