Notícia

Prefeitura de Itabuna divulga cronograma de vacinação nesta semana

VACINA

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de vacinação nesta semana, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16h, contra o Covid-19 nas unidades de saúde. Vale ressaltar que as ampolas são abertas até às 15h para evitar o desperdício de doses.

Para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos ocorre a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer. Para adultos e idosos, a primeira ou segunda dose contra o Covid-19 será aplicada para pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade.

REFORÇO BIVALENTE
A vacina Pfizer Bivalente traz em sua composição a imunização contra novas cepas do Covid-19, incluindo a variante Ômicron.

Nesta semana, o primeiro e segundo reforço (terceira e quarta dose) será em pessoas com idade a partir de 18 anos com ou sem comorbidade. E também, para gestantes, puérperas e pessoas com iunossupressão com idade a partir de 12 anos.
E ainda, pessoas com deficiência permanente e portadores de comorbidades com idade a partir de 12 anos, trabalhadores da saúde da rede pública ou privada, e trabalhadores das instituições de longa permanência.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO DE ROTINA
Nesta semana, no horário habitual das unidades de saúde, são aplicadas todas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos).
Vale pontuar que a criança ou adolescente menor de 20 anos que não possui registro vacinal contra Meningite C poderá fazer dose única, exceto adolescente de 11 a 14 anos que terão direito a Meningite ACWY.

Além disso, profissionais de Saúde que nunca fizeram uso da vacina contra Meningite C terão acesso a dose única.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro de outras vacinas.

VACINAÇÃO INFANTIL NAS UBS

Nas quintas-feiras nas Unidades Básicas e de Saúde da Família acontece a vacinação infantil para crianças de 6 meses a menores de 12 anos.

Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias recebem a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Baby. Crianças de 3 e 4 anos recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac ou ainda a terceira dose da Pfizer Baby se cumprido o intervalo de pelo menos 4 meses.

Crianças de 5 a 11 anos recebem a segunda dose da Coronavac, ou ainda, a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Pediátrica. Adolescentes de 12 a 17 anos e adultos de 18 a 69 anos recebem a segunda dose da Coronavac.

A documentação necessária é a certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que serão atendidas crianças com ou sem comorbidade acompanhadas dos seus respectivos responsáveis.

AÇÃO DE VACINAÇÃO DA GRIPE (INFLUENZA) E DA COVID BIVALENTE
Na quinta-feira, 18, das 10h às 14h, na Praça Olinto Leone, acontece ação especial de vacinação contra a influenza para prevenção da gripe, e também, vacinação do reforço da COVID bivalente.

Para a vacinação da Influenza estão aptas todas as pessoas com idade a partir dos 6 meses de vida, já para o reforço da COVID Bivalente estão aptas pessoas com idade a partir dos 18 anos que tenham cumprido o intervalo de 4 meses desde a última dose.

A documentação necessária é o cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS e relatório médico atualizado (últimos 6 meses) para aquelas pessoas que apresentam comorbidades.

*VACINAÇÃO NA ZONA RURAL*
Nos dias 17, 19 e 25, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio, realizará ações especiais na zona rural para atualização dos ciclos vacinais contra a gripe (Influenza), Covid-19 e vacinação de rotina das comunidades.

No dia 17 será em Ribeirão Seco, dia 19, na Fazenda Progresso, e no dia 25, em Serrado. A documentação necessária é o RG, CPF e cartão de vacina com registros anteriores.