Notícia

Sistema PAIS impulsiona produção sustentável e diversificada na Bahia

WhatsApp Image 2023-05-17 at 10.19.42

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Bahia Produtiva, já investiu mais de R$ 17 milhões na produção de alimentos, através da estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional, beneficiando mais de seis mil famílias agricultoras na Bahia. Uma das ações executadas é a implantação do Sistema de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (PAIS). 

O PAIS é fundamental para garantir a segurança alimentar dessas famílias, além de fomentar a economia local e incentivar a produção agroecológica. Na comunidade de Ponto Seco, em Taperoá, os agricultores estão colhendo os frutos dos investimentos realizados. A produção de hortaliças, verduras e ovos é notável e se tornou uma fonte de renda. 

No local, são cultivados diversos alimentos, como cebolinha, hortelã, couve, manjericão, alface, quiabo, abóbora, pepino, cenoura e pimentão, utilizando a técnica de canteiros circulares em formato de mandala. Essa prática, apresentada no sistema PAIS, otimiza o uso do espaço, promove a diversificação da produção e valoriza a cultura agrícola tradicional. Essa combinação resulta em uma produção de alimentos mais eficiente, além de contribuir para a preservação ambiental e fortalecer a agricultura familiar. 

Adilson Pereira, presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Região de Ponto Seco, relata que a comunidade está produzindo tanto para consumo próprio quanto para comercialização. “Possuímos quatro sistemas e comercializamos cerca de 800 quilos de coentro e mais de 500 quilos de cebolinha, por mês. Temos uma produção continuada. Agora estamos fazendo um sistema orgânico para melhorar a produção”.  

Outro beneficiário do Sistema PAIS é Enilton da Conceição. Ele também comenta sobre os benefícios que a técnica trouxe para a comunidade. “Foi um sistema que trouxe diversos benefícios para a nossa comunidade, como o plantio de hortaliças, que antes tínhamos que comprar. Com esse sistema, geramos renda para as famílias, produzimos o suficiente para o nosso consumo e já comercializamos para cidades vizinhas”. 

As famílias de Ponto Seco também contam com um galinheiro e iniciaram a produção de ovos. No sistema PAIS, o galinheiro desempenha um papel essencial na sustentabilidade e integração dos elementos agroecológicos. As galinhas são criadas de forma livre, com acesso a áreas externas, confiantes para o controle natural de pragas. Suas fezes são utilizadas como adubo orgânico, melhorando a fertilidade do solo.  

Além disso, os ovos podem ser consumidos ou comercializados, gerando renda adicional. O galinheiro também promove o equilíbrio ecológico ao auxiliar no controle biológico de pragas. Essa integração fortalece a sustentabilidade e a produção de alimentos saudáveis ​​no sistema PAIS.  (Foto: Geraldo Carvalho/CAR-GovBA/Silvia Costa Assessoria de Comunicação da CAR)