Notícia

Câmara aprova PL 10/2023 que segue para sanção do executivo municipal

MESA

A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou na noite de quarta-feira, dia 24 de maio, a décima primeira sessão ordinária, que contou com a presença dos vereadores Herbert Santana (presidente), Jonathas Soares (vice-presidente), Silvana Santana (como primeira secretária), José Raimundo Soares Simões (2º secretário), além dos edis Aroldo Melo, Clícia dos Santos Nascimento, Ednaldo José dos Santos, Leonardo Alves, Edivaldo dos Santos, Alam Rogério, o diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias e o Assessor Jurídico da Casa, Carlyle Assis.

O presidente da Casa solicitou ao vereador DuArtes a contagem dos edis presentes, e tendo o número legal, foi aberta oficialmente a sessão. Na sequência foi solicitado à vereadora Silvana Santana a leitura de uma passagem bíblica.

No momento seguinte o presidente solicitou ao diretor administrativo Moisés Messias a leitura da ATA da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade por todos os edis presentes. Moisés leu também o Expediente do Dia contendo as indicações 36 e 37 do vereador José Raimundo Soares Simões (DuArtes).

Em seguida Herbert Santana dispensou o pequeno expediente e liberou a tribuna pelo tempo de 10 minutos para o empresário Altair Sebastião Zanotti, que usou o espaço para falar sobre a vinda de uma fábrica de embutidos para Ibicaraí.

O empresário falou sobre os trâmites legais para poder regularizar o terreno onde será implantada a fábrica e a dificuldade no processo do desmembramento e regularização do local. “Ainda não iniciamos a construção dessa fábrica porque o terreno faz parte de um espólio e precisa ser desmembrado e devidamente regularizado, mas já estamos resolvendo tudo. Se Deus quiser a fábrica vai começar a funcionar ainda esse ano. Pretendemos, inicialmente, gerar de 50 a 70 empregos diretos no primeiro ano, e quando a fábrica estiver pronta poderemos ofertar até 150 empregos diretos para a cidade”, disse.

Na sequência a palavra foi franqueada aos vereadores Aroldo Melo, Silvana Santana, Jonathas Soares, Ednaldo José dos Santos (Lió), Alam Rogério, José Raimundo Soares Simões (DuArtes) e Herbert Santana.

O presidente da Casa saudou e agradeceu a presença de todos os presentes. Herbinho falou da importância dessas sessões, e assim como os demais vereadores, parabenizou a edil Silvana Santana pelo Projeto de Lei 10/2023. O presidente aproveitou a sua fala para fazer uma série de reivindicações da secretaria municipal de Infraestrutura. O edil cobrou a recuperação da estrada na região de Jocundo, lembrando que o pedido já existe há mais de dois anos. Herbinho falou do trecho da estrada do Andrezão, que, segundo ele, não foi feito da forma devida e portanto, precisa ser revisto isso pra de fato facilitar o acesso daqueles moradores. O presidente também reclamou da rede de esgoto da rua Lorena Teles, no bairro Bela Vista. “Se tem algum secretário querendo ser candidato a vereador, que deixe o cargo e vá fazer política sem a máquina pública. Essa Casa vai defender sempre o que for bom. E quanto a nossa retroescavadeira, vai virar sucata? Vamos botar os trens nos trilhos lembrando sempre do respeito às funções e do nosso compromisso em atender a necessidade do povo”, disse Herbinho.

Na parte final da sessão aconteceu a Ordem do Dia, com a votação do Projeto de Lei 10/2023 e a redação final, de autoria da vereadora Silvana Santana, que foi aprovado por unanimidade. O Projeto de Lei segue para a sanção do executivo municipal.

Por último foi franqueada a palavra para Francine Pereira dos Santos, uma das muitas mães de filhos autistas. Francine agradeceu a todos os presentes e em especial aos onze vereadores que aprovaram a Lei 10/2023. Francine falou da luta das mães do Grupo Maestria e das inúmeras dificuldades de ser mãe de uma criança autista e espera que com a Lei aprovada o município possa ofertar mais profissionais e serviços para os autistas.

Por fim, o presidente agradeceu a Deus, e não tendo mais nada a tratar encerrou a sessão e convidou a todos os presentes para a décima segunda sessão ordinária, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 31 de maio de 2023, no horário regimental. (Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí)