Notícia

Embasa participa de Audiência Pública sobre Canal do Sertão Baiano 

19a496df200b12c606328804464fcfac_h400

O presidente da Embasa, Leonardo Góes, participou, na manhã de hoje (31), na Assembleia Legislativa da Bahia, de audiência pública sobre o Canal do Sertão Baiano e de sua interligação com perímetro de irrigação Salitre. O projeto básico de desenvolvimento da obra, orçada em R$ 7 bilhões, foi apresentado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, a deputados e a representantes de vários municípios baianos, incluindo prefeitos. 

Com extensão de 300 quilômetros, o Canal do Sertão levará água do Rio São Francisco até a Barragem do São José do Jacuípe, beneficiando 44 municípios baianos. “Essa barragem vai ser revitalizada por meio da obra, voltando a acumular o volume adequado para proporcionar abastecimento de água regular a cerca de 1 milhão de pessoas castigadas pela seca”, explicou Leonardo. 

O deputado Bobô, que abriu a audiência, destacou a importância do trabalho conjunto entre os vários órgãos que atuam na área de recursos hídricos no desenvolvimento do projeto e a importância do canal como fonte de água para consumo humano e o desenvolvimento de diversas atividades produtivas. Com estimativa de conclusão em cinco anos, o empreendimento também deve gerar 45 mil empregos diretos e indiretos e novas oportunidades de renda para a população.