Notícia

Agricultura familiar vai contar com uma fábrica de vassoura de piaçava no Baixo Sul da Bahia

WhatsApp Image 2023-06-06 at 15.57.55

No município de Ituberá, a Associação de Biojóias Pesca e Agricultura (Abpagi) está prestes a concretizar um projeto que trouxe grandes benefícios para a agricultura familiar da região: a inauguração de uma fábrica de vassoura de piaçava. O investimento está sendo realizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Bahia Produtiva.

A partir do segundo semestre de 2023, a associação iniciará a produção mensal de 15 mil dúzias de vassouras, utilizando 35 mil quilos de piaçava cortada e 60 toneladas de coquinhos de piaçava.

O presidente da Abpagi, Domingos Santos, ressalta a importância desse empreendimento para os agricultores familiares associados. Atualmente, eles fornecem os cocos para atravessadores, limitando sua produção a cerca de 5 toneladas. No entanto, com a fábrica de vassoura e a aquisição de uma máquina para descascar até 5 mil cocos por dia, esse número pode chegar a 15 toneladas, impulsionando a produção de vassouras. “A associação possui uma grande oferta de cocos na região e esperamos ansiosos que a fábrica, com os equipamentos necessários, esteja operando em breve”.

As vassouras produzidas pela Abpagi são feitas de piaçava, uma fibra natural 100% sustentável, e possuem o selo da Agricultura Familiar. Além da produção de vassouras, a associação trabalha em diversas atividades, como cultivo de frutas como cacau e cupuaçu, pesca e fabricação de biojoias, gerando emprego e renda para aproximadamente 800 famílias agricultoras do Baixo Sul da Bahia. Os produtos da Abpagi estão sendo comercializados pela Cooperativa de Biojoias Pesca E Agricultura Em Ituberá (Coobpagi), cooperativa ligada à associação.

A contagem regressiva para a entrega da fábrica de vassouras é motivo de expectativa e entusiasmo para os agricultores da Abpagi. Com a expansão da produção e o fortalecimento da agricultura familiar na região, a associação almeja contribuir para o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, promovendo a valorização dos recursos naturais locais e a geração de oportunidades de negócios.

A fábrica de vassoura de piaçava da Abpagi representa mais um marco importante para a agricultura familiar da Bahia e se destaca como mais uma iniciativa que fortalece e valoriza os saberes tradicionais, impulsionando a economia local e promovendo a sustentabilidade ambiental.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. (Assessoria de Comunicação da CAR)