Notícia

Artesanato do Oeste é destaque da Feira da Agricultura Familiar na Bahia Farm Show 2023

WhatsApp Image 2023-06-08 at 12.30.54 (1)

Chapéus, brincos, sandálias customizadas, peças de cerâmica. Estes e outros produtos da economia solidária baiana qualificaram ainda mais a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, montada na estrutura da Bahia Farm Show 2023. Os produtos de 30 empreendimentos valorizam o trabalho artesanal de mulheres, comunidades tradicionais e povos indígenas do Oeste da Bahia, dando visibilidade e possibilidade de comercialização pelo público visitante.

Uma das artesãs, que está na Bahia Farm Show até este sábado (10/6), é Rosanete Reis, do Atelier Mãos de Fada Arts, do município de Barreiras. Ela conta que está contente com a participação no evento. “A agricultura familiar impulsiona o artesanato, e a gente anda juntos porque um dá força para o outro. Na Bahia Farm Show, estão tendo oportunidades maravilhosas de negócio”, ressaltou.

Os produtos animam adultos e crianças. A visitante Elisabete Paz esteve com a família e comprou um fantoche para a filha Cecília. “Ela viu e gostou porque lembrou das historinhas contadas na escola. Esse espaço é bom porque valoriza a cultura e fortalece a economia local”, analisou.

Outro estande bem comentado na Feira é o da Associação Pró-Cultura, do município de Formosa do Rio Preto. As mulheres do local produzem itens a partir do capim dourado, próprio da região do Cerrado. A diretora da Associação, Áurea Aires, comentou sobre a produção realizada. “São bolsas, brincos, sousplats e cestos feitos a partir do capim dourado, algo muito nosso, do território Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente. Está sendo tudo de bom mostrar esse trabalho, que visa o empoderamento feminino, a produção sustentável e a garantia de renda das mulheres de povos e comunidades tradicionais da região”, elogiou a diretora.

Indígenas

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária deu espaço também para os povos indígenas. Luciana Ferreira, da aldeia indígena Kiriri, em Barreiras, trouxe peças da cultura indígena para apresentar ao público da Bahia Farm Show. “O carro-chefe são os itens de cerâmica, mas temos também colares, pulseiras, brincos e outros produtos feitos à mão, com todo o conhecimento e a atenção do nosso povo. Muita gente nem sabe que existe aldeia indígena em Barreiras, então foi muito bom não só para vender, mas para as pessoas conhecerem a qualidade do nosso trabalho”, comentou.

A Feira

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária na Bahia Farm Show é uma realização do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além do artesanato, uma chocolateria, uma cafeteria, praça gastronômica e um Empório da Agricultura Familiar esperam pelos visitantes até o dia 10 de junho, último dia do evento, em Luís Eduardo Magalhães. (ASCOMCAR-GOVBA)