Notícia

Prefeito Augusto Castro entrega requalificação do Isolina Guimarães e John Leahy

ITABUNA

Em comemoração aos 113 anos de Itabuna, celebrados nesta sexta-feira, dia 28, o prefeito Augusto Castro (PSD) entrega a requalificação de mais duas unidades de saúde da Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. As solenidades estão programadas para sábado, dia 30.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Isolina Guimarães, no Zildolândia, será inaugurada às 9 horas com a participação da secretária municipal de Saúde, Livia Mendes Aguiar, da subsecretária Lânia Peixoto, dirigentes de departamentos e de servidores lotados na unidade que terá novidades: a implantação de um consultório odontológico completo, novos mobiliários e informatização da equipe assistencial.

A USF Isolina Guimarães oferece serviços médicos e de enfermagem, consultas com Nutricionista, marcação de exames, distribuição de medicamentos básicos e vacinação, alem de curativos, acompanhamento da gestante e do bebê, coleta citopatológica para a prevenção ao câncer de colo uterino.

Outros serviços são teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o que inclui HIV, Sífilis, Hepatites B e C, teste do pezinho para bebês e de gravidez para mulheres em idade fértil, dispensação de preservativos e contraceptivos.
A Unidade de Saúde tem a colaboração da supervisora do Departamento da Atenção Primária, Jaimeire Pessoa, da coordenadora do Módulo III, Gabriela Brito, e da gerente, Ana Paula Pereira. Ao todo são 20 salas e uma equipe com 26 servidores.

ZIZO
Ainda no sábado, às 11 horas, haverá a entrega da requalificação da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. John Leahy, na Rua Bela Vista, no Bairro de Zizo. As obras também integram o pacote de investimentos da Prefeitura de Itabuna para a modernização das Unidades de Saúde da Família (USF) e de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em parceria com a Faculdade Santo Agostinho (FASA) de Itabuna.

A USF do Zizo recebeu novos mobiliários e equipamentos para melhorar a estrutura e facilitar o trabalho dos profissionais no atendimento e acolhimento à comunidade. Conta com recepção, sala de espera, espaço para marcação de exames e consultas, salas de vacina, curativo, triagem e de esterilização, farmácia e banheiros para usuários e para servidores.

O espaço tem uma equipe multiprofissional com 11 servidores que atendem aos diversos serviços dentre os quais: marcação de exames, aplicação de vacinas; consultas, curativo, serviços médico e de enfermagem e dispensação de medicamentos.
Nas celebrações do aniversário de Itabuna terão ainda o 2º Encontro de Carros Antigos, no Centro de Cultura Adonias Filho, às 18 horas, e mais uma edição do Ita Pedro nos Bairros, no condomínio residencial São José, Ferradas, no mesmo horário.