Notícia

Museu Vitrine das Artes Visuais da Uesc

thumbnail_Vitrine

Exposição comemora 10 anos de Fundação

O Museu Vitrine das Artes Visuais da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), espaço de exposições localizado no térreo do Pavilhão Pedro Calmon, completa 10 anos. E para marcar o transcurso histórico, foi instalada uma exposição da artista plástica Conceição Portela, que ficará aberta a visitação até o dia 27 de outubro.

Vinculado ao Departamento de Letras e Artes (DLA), o Museu Vitrine das Artes Visuais foi idealizado e organizado pelo artista plástico e professor Guilherme Albagli, em 2013, que durante muitos anos foi o responsável pelo espaço. Atualmente, o Museu está sob a coordenação de professor Samuel Mattos.

As duas vitrines do Museu possibilitam aos transeuntes um interessante contato com as artes visuais nas áreas de fotografia, pintura, escultura, desenho, gravura, entre outras. Também são disponíveis para exibição de trabalhos dos próprios professores, estudantes e servidores da Uesc. .

A exposição da artista plástica Conceição Portela foi estabelecida em virtude da seleção promovida pelo Edital 04/2020 e Portaria Reitoria UESC 237/2020. Amostra reúne trabalhos em cerâmica (acrílica sobre cerâmica) e telas (óleo sobre telas), voltadas para o tema Cacau. “Já tive minhas obras exibidas em todo o Brasil e há peças também no exterior, mas nunca as havia exibido na Uesc. Agora, enquanto artista regional, estou completamente satisfeita”, declarou a artista.

Conceição Portela nasceu em Itajuípe (Ba), em 1941. Transformou sua casa, em Itabuna, situada no Loteamento Vitória Loup Soares, em uma “Casa Ateliê”, onde expõe a grande variedade das suas peças de arte. Seu reconhecido trabalho foi premiado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e pela Universidade Federal de Sergipe (4º Festival de Artes Empreendedoras, 2018), dentre outras instituições. A multiplicidades de suas técnicas artísticas destacam a sua obra como uma autêntica representante d a cultura grapiúna.