Notícia

Apoiado pelo Rotary Club de Itabuna, projeto lutando pela paz tem atleta campeão brasileiro de boxe

visita presidente rotary ao projeto boxe

A Associação de Boxe Lutando Pela Paz, localizada no bairro Pedro Jerônimo, recebe o apoio do Rotary Club de Itabuna há alguns anos e oferece aulas gratuitas de boxe a crianças e adolescentes do bairro em que está sediado e circunvizinhos. A instituição tem conquistado o reconhecimento da comunidade itabunense e projetado atletas nas modalidades masculina e feminina para todo o estado e país. Um grande exemplo é o jovem Samuel Rosa, por quatro vezes campeão baiano em sua categoria, que vem se destacando em diversas competições esportivas.

Na última quinta-feira, 03 de agosto, o atleta de 17 anos se tornou o Campeão Brasileiro 2023 na categoria até 63,5 kg. Além da medalha de ouro, também levou o troféu de melhor atleta da competição. “Mais uma vez, reafirmou o seu talento e o enorme potencial do Lutando pela Paz – primeiro no acolhimento às crianças e jovens vulneráveis por meio da atividade física e formação de cidadãos mais conscientes, e depois, na formação de atletas de alto rendimento com potencial para seguir uma carreira esportiva”, reconheceu o rotariano Luís Fernando Lopes, que acompanha de perto o projeto, e compartilhou a novidade com os associados do clube de serviço.

Na manhã do mesmo dia em que Samuel sagrou-se campeão, a presidente 2023/2024 do Rotary Club de Itabuna Adriana Mozer e os rotarianos Lajana Souza e Luís Fernando foram até a sede da Associação, sendo recepcionados pela assistente social Normaci Santos e pelo idealizador Gilmarques Sabino, que possui formação de Educador Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e é instrutor pela Federação Baiana de Boxe.

Além de conhecer a sede, a presidente do clube de serviço assistiu a uma das aulas e se surpreendeu com o que presenciou. “Tive o prazer de conhecer o projeto Boxe Lutando pela paz e fiquei encantada! Pessoas dando de si, para formação de indivíduos e atletas e sendo referência na comunidade!”, disse Adriana Mozer, que seguiu compartilhando sobre a experiência. “Conversamos e conhecemos de perto esse belo trabalho com turmas lotadas de alunos. Mães que esperavam seus filhos durante a aula nos deram depoimentos sobre o quanto é importante a presença desse projeto na localidade, não somente pelas aulas de boxe, mas pelo acolhimento a estes jovens e crianças em vulnerabilidade social que chegam até a Associação”, relatou.

A Associação de Boxe Lutando pela Paz conta com o importante apoio de entidades, empresas e órgãos públicos para a sua sobrevivência. Realiza um trabalho de excelência, em um ambiente limpo e organizado, ofertando equipamentos de alto nível, e para além da prática de esporte, fornece atendimento com pedagoga, advogado, psicóloga e assistente social. “A parceria com o Rotary Club de Itabuna tem que continuar e vai se estender. Pretendemos ajudá-los na captação de patrocínio e visibilidade para que continuem desenvolvendo esse trabalho que é realmente fundamental!”, revelou a presidente 2023/2024 Adriana Mozer.