Notícia

Campanha de Vacinação Antirrábica em Itabuna chega à Roça do Povo

Card Roça do Povo.JPEG

A Prefeitura de Itabuna pretende chegar a 30 mil animais vacinados contra a raiva até setembro. Neste sábado e domingo, dias 5 e 6, das 8h30min às 16h, as equipes de vacinadores que envolve enfermeiros, técnicos do Centro de Controle de Zoonoses e agentes da Coordenação de Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Municipal de Saúde chegam à comunidade dos agricultores familiares na Roça do Povo.

A imunização é destinada a cães e gatos, a partir de três meses de idade e que não tenham recebido a vacina este ano, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes. Ela lembrou que a vacinação antirrábica é obrigatória por ser a única forma de manter animais e humanos saudáveis.

“A raiva é uma doença altamente contagiosa que passa do animal para o homem e pode ser fatal na maioria dos casos”, alertou Maristela. Ela reforçou que a vacina é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Itabuna em todos os bairros, centrais e periféricos, e também para as comunidades rurais.

O supervisor dos agentes de Endemias, Clodoaldo Oliveira, está entusiasmado com a boa receptividade dos vacinadores. Ele atribui o sucesso ao esquema especial de vacinação elaborado pela Prefeitura que tem feito, inclusive busca ativa, e ao comprometimento dos profissionais responsáveis pela aplicação do imunizante.

Ele contou que em alguns casos são donos de pets idosos ou com alguma enfermidade que pede x para seus bichinhos de estimação sejam levados até os locais de vacinação, que normalmente são praças públicas ou em uma unidade de saúde.

 “A conscientização dos donos de pets é muito importante não apenas para os bichinhos e seus cuidadores, mas também para o município, já que a raiva canina é uma questão de saúde pública”, concluiu Clodoaldo Oliveira.

Na segunda-feira, dia 7, serão imunizados cães e gatos de Ferradas e Nova Ferradas, nas praças dos dois bairros, com busca ativa no Maria Matos (Rua de Palha), no Manoel Leão e Lomanto em frente às unidades de saúde.

Na terça-feira, dia 8, será no Nova Itabuna, na praça em frente a unidade de saúde, Urbis IV, em frente ao CEU, e no Jorge Amado em frente a USF Mário Peixoto.