Notícia

Fórum das Associações Docentes e Fórum de Reitores e Reitoras escrevem carta aberta à sociedade baiana em defesa das Universidades Estaduais   

WhatsApp Image 2023-08-04 at 13.12.54

Em unidade, os fóruns construíram uma carta com pontos comuns em defesa da Uneb, Uefs, Uesc e Uesb. O documento destaca o pioneirismo e protagonismo dessas instituições na interiorização do ensino superior e a necessidade de mais recursos e investimento. Um dos principais pontos do texto diz respeito às condições de execução dos orçamentos anuais aprovados pela Assembleia Legislativa para as Universidades Estaduais. Junto a isso, a carta também defende ampliação da parcela reservada às Universidades Estaduais da Receita Líquida de Impostos, até atingir a meta de 7%.

Atualmente, as universidades estaduais enfrentam um quadro de desinvestimento. Desde 2016, o percentual da Receita Líquida de Impostos destinado ao orçamento dessas instituições vem caindo drasticamente. Os valores decresceram para 4,85%, 4,87%, 4,48% 4,31% 4,04% e 3,28%, nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 respectivamente.

Na avaliação do Fórum das Associações Docentes, a construção da carta é um importante passo na luta em defesa da educação pública estadual. “A construção da carta foi uma proposta das Associações Docentes para o Fórum de Reitores e Reitoras porque entendemos a urgência do tema e a importância da unidade. Essa foi uma iniciativa fundamental para avançarmos em defesa das Universidades Estaduais Baianas e tornar público para a sociedade baiana a questão orçamentária das nossas instituições”, defendeu Elson Moura coordenador do Fórum das ADs e da Adufs.