Notícia

Uesc é destaque no Encontro de Empresas Juniores da Bahia

tecnonopalco

A Empresa Júnior (EJ) do Curso de Ciência da Computação, TecnoJr, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) , recebeu três prêmios no Encontro de Empresas Juniores da Bahia (EEJ-BA) 2023, que é o maior evento de EJs do estado. As premiações recebidas no evento, ocorrido no mês de julho, se deram em três categorias.

Na categoria “Case de Sucesso”, a EJ recebeu reconhecimento pela solução intitulada “Gameficação”, que foi apresentada no palco do EEJ, mostrando para outras empresas juniores como elas podem alavancar o engajamento dos membros e ter mais resultados através de estratégias baseada em recompensas e desafios dos jogos.

A TecnoJr também se destacou no “Desafio das Inovadoras”, no qual algumas EJs foram selecionadas para participar de um treinamento promovido pelo Hub Salvador, tendo como desafio criar uma solução inovadora e de impacto, e o projeto “TecnoBoard”, da Uesc, foi premiado. Levou ainda o reconhecimento de “EJ Presença”, por ter a maior quantidade de membros participantes no evento. A Uesc, através da Pró-Reitoria de Extensão, deu apoio à ida de nove discentes ao Encontro, com ajuda de custo e translado.

O discente Igor Lima Rocha, diretor presidente da TecnoJr, destacou que a experiência “mostra o impacto que temos em nossa região e o quanto estamos empenhados na causa de incentivar jovens ao empreendedorismo e inovação”. Para o coordenador do projeto, professor Hélder Almeida, salientou “o fortalecimento da Uesc e da TecnoJr como protagonistas nessa área, destacando o comprometimento da Universidade com a formação de profissionais empreendedores e preparados para os desafios do mercado de trabalho”.

Empresas Juniores (EJ) são organizações sem fins lucrativos, formadas e gerenciadas por estudantes universitários, que aplicam conhecimentos teóricos em projetos e serviços para clientes reais, promovendo aprendizado prático e desenvolvimento empreendedor. Na Uesc, as EJs são vinculadas a projetos de extensão, justamente pela característica de prestar serviços à sociedade. O projeto da TecnoJr teve início em 2005 e se mantém ativo desde então, com participação de centenas de discentes ao longo dos anos, dos quais muitos se tornaram empreendedores de sucesso.