Notícia

Lions Clube

Screenshot_20230814-135955~2

                        Meus IIr\, esse Artigo será dedicado ao Lions Clube de Camacã, Distrito LA-2, que está comemorado neste mês de Agosto quarenta e dois anos de fundado (22/08/1981); naquela época as reuniões do Lions Clube eram feitas no salão de festas da A\R\L\S\ Mahachoan, por eles não terem “ainda” sede própria; os seus fundadores foram: Anisio Sabino Loureiro Filho, Antônio Carlos Rodrigues dos Santos, Antônio Fernando de Castro Guedes, Aureliano de Oliveira Aguiar, Celso Oliveira Santos, Clemilton José Farias, Cornélio Bastos do Nascimento, David Guimarães dos Santos Junior; Elicio Souza de Oliveira, Elton Matos Vieira, Isralso Santos da Silva, Itatelino de Oliveira Leite Junior; Jaquisson de Deus Guimarães, José Amando Macedo, José Barbosa de Souza, Joaquim Raimundo Nunes Marinho; Luiz Carlos Souza Pereira dos Santos; Luiz Pereira de Castro, Sebastião dos Santos; Orlando Nascimento Franco e Vilton Carvalho dos Santos (esses nomes de fundadores em negrito são maçons);  durante esse tempo o Lions Clube participou e participa de ativamente em mutirões da Cidadania, campanha da fome e do frio, campanha de coleta de sangue, que infelizmente não pode mais ser feito e, prestou e presta grande serviço ao nosso município; hoje o Lions Clube de Camacã está sob a Presidência do nosso Ir\ M\ M\ Carlito Leal dos Santos que, desejamos sucesso em sua administração juntamente com a sua Diretoria; Com isso resolvi fazer um Artigo no qual passo pra vocês o que é o Lions Clube International e os seus objetivos.

                 Em 1917, um corretor de seguros de Chicago, Sr. Melvin Jones, que era maçom, Iniciado no ano de 1906, na Loja nº 141 (Garden City) e, cujo lema pessoal era “Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo”, se tornou o principal condutor de pessoas com espírito de serviço humanitário em todas as partes do mundo, convenceu seu clube, o Circulo de Homens de Negócios de Chicago, a unir-se a outros Clubes independentes para formar uma Organização Nacional que se dedicaria a assuntos de negócios e sociais e, também a melhorar a comunidade como um todo. Entre os grupos convidados estava a Associação de Lions Clubes, com sede em Evansville, Indiana e Presidida pelo Dr. William P. Woods; na época da reunião, em 7 de junho, havia diversos Lions Clubes sendo que alguns tinham sido organizados em 1916, eles eram uma extensão de uma fraternidade que não mais existe, a Royal Order of Lions.

                   O Circulo de Homens de Negócios e outros Clubes concordaram em reunir-se sob o nome de Lions e uma convenção foi convocada para outubro/1917 em Dallas no Estado do Texas, E.U.A.; 36 Delegados, representando 22 clubes de nove Estados Americanos aceitaram o chamado para servir, aprovaram a designação de “Lions Clube” e elegeram o Sr. William P. Woods como seu primeiro presidente. (1917/1918) e, a força fundadora, Sr. Melvin Jones, foi nomeado secretário. A convenção também começou a definir o que a associação iria se tornar no futuro. Os estatutos e regulamentos foram adotados, as cores roxas e amarelo-ouro aprovado, e começaram a serem elaborados os Objetivos e Código de Ética do Leonismo. Considerando o materialismo daquela época, foi surpreendente que os Objetivos e o Código de Ética incentivavam os Leões a colocarem o serviço à frente do lucro e a procurarem o mais alto padrão de conduta nos negócios e nas profissões. Logo, lideres comunitário começaram a organizar Clubes em todo os Estados Unidos da América.

                    A associação tornou-se “Intencional” com a formação de um Clube na Cidade de Ontário, Canadá, em 1920; em seguida, foram organizados Clubes no México, na China e em Cuba. Em 1927, o quadro social era de 60.000 sócios em 1.183 clubes. Em 1935, o Panamá tornou-se sede do primeiro Clube da América Central, sendo que o primeiro clube sul-americano foi organizado na Colômbia no ano seguinte em 1.936; o Leonismo se estendeu á Europa em 1948, quando foram fundados Clubes na Suécia e na França; em 1952 o Japão tinha clubes conhecido como “Bloco Oriental”; em 1989 foram fundados Clubes na Hungria, Polônia e Estônia. Em 1990, um Clube foi organizado em Moscou, Rússia e hoje mais de 100 Lions Clubes estão demonstrando o valor do serviço humanitário em países que uma vez estavam fechados à ação voluntária.

                  O Lions clube está envolvido em atividades de serviço que beneficiam diretamente sua comunidade ou talvez, outras comunidades, como uma Cidade grande, Estado ou até mesmo País. Os sócios devem inteirar-se dessas atividades o quanto antes, pois certamente será convidado a participar do planejamento ou implementação de uma ou mais dessas atividades. Outras principais atividades de serviço do Lions Clube Internacional são: Acompanhamento da Visão e Trabalho com os Cegos; Audição e Trabalho com os Surdos; Serviços Ambientais; Intercâmbio Juvenil com Relações Internacionais; os Clubes também participam de uma variedade de serviços de cidadania educacional em prol da saúde, da educação e do social, programas recreativos e públicos. Muitos deles também realizam Acampamentos Juvenis Internacionais e patrocinam outros Lions Clube.

                        Seus objetivos:  criar e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra. Promover os princípios de bom governo e boa cidadania. Interessar-se, ativamente, pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade. Unir os clubes com laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca. Promover um fórum para a livre discussão dos assuntos de interesse público, excetuando-se os assuntos de ordem política e religiosa, os quais não devem ser discutidos pelos sócios do clube. Encorajar homens de mentalidade de serviço a servir suas comunidades, sem recompensa financeira pessoal, estimular a eficiência e promover elevado padrão de ética no comércio, indústria, profissões, serviços públicos e empreendimentos privados.

                    Seu Código de Ética – Demonstrar fé nos méritos da minha profissão esforçando-me para conseguir honrosa reputação, mercê da excelência dos meus serviços. Lutar pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que, eqüitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que possam acarretar diminuição de minha dignidade, devido a vantagem injusta ou ação duvidosa. Lembrar que, para ser bem sucedido nos negócios ou empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero comigo mesmo. Decidir contra mim mesmo no caso de dúvida quanto ao direito ou a ética de meus atos perante meu próximo. Praticar a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá. Ter sempre presente meus deveres de cidadão para com minha localidade, meu Estado e meu País, sendo-lhes constantemente leal em pensamento, palavras e obras, dedicando-lhes, desinteressadamente, meu tempo, meu trabalho e meus recursos. Ajudar ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado. Ser comedido na crítica e generoso no elogio; construir e não destruir.

                    Seu lema é Servir: – O nome Lions significa – Lealdade – Igualdade – Organização – Nacionalidade – Serviço. –   Os Leões opostos são: – O da esquerda significa: um passado de honra, gloria e honestidade e, o da direita significa um futuro de esperança, dedicação e amor ao próximo e, o Leão de Juba, significa – um Leão atuante e que tem aptidão pelas causas Leonisticas. As cores oficiais do Lions, de acordo com os estatutos internacionais, são: Roxo e Ouro. O Roxo representa a Majestade, a Realeza, a Lealdade e a Integridade. O Ouro significa a Pureza, a Sinceridade, a Liberalidade, a Generosidade e a Caridade. O Lions Clube Internacional chegou ao Brasil com a fundação do Lions Clube do Rio de Janeiro através do empresário Armando Fajardo. Atualmente, há aproximadamente 50 mil membros brasileiros, cerca de 1.900 Lions Clubes, Leo Clubes e Clubes de Castores; esses últimos, são movimentos destinados a jovens na faixa etária de 12 a 30 anos, distribuídos por 28 distritos e quatro distritos múltiplos. 

                         De 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2022, mais de 494 milhões de pessoas receberam ajuda de Leões de todo o mundo. Este é um aumento de mais de 100 milhões de pessoas atendidas em relação ao ano anterior, graças ao compromisso inabalável de 1,4 milhão de Leões de todo o mundo. “Leões e Leos seguiram a paixão que têm no coração, servindo lado a lado com os companheiros Leões e se empenharam nas comunidades para atender às necessidades não atendidas”, disse Douglas X. Alexander, Ex-Presidente Internacional Imediato de Lions Clube Internacional e atual Presidente do Conselho da Fundação de Lions Clube Internacional. “Agora, mais de 494 milhões de pessoas em todo o mundo estão levando uma vida melhor e vislumbrando um futuro mais promissor, graças à generosidade de nossa Fundação Global e aos esforços de homens e mulheres incríveis que colocam a bondade em ação servindo suas comunidades como Leões”. Os Leões fortalecem as comunidades locais por meio de serviços interativos e projetos humanitários por mais de um século. Esse impacto de serviço se amplia por meio do apoio generoso da Fundação de Lions Clube Internacional (L.C.I.), que concede subsídios para bancar o trabalho solidário dos Leões, impulsionando seus serviços para que possam causar um impacto ainda maior nas comunidades locais e globais.

Veja aqui algumas das maneiras como os Leões fizeram a diferença nas suas comunidades durante este ano histórico de serviços:  Receberam 1.254 subsídios de L.C.I., totalizando mais de US$ 35 milhões, que apoiaram comunidades e serviços Leonísticos em todo o mundo. Mobilizaram o fundo para Refugiados e Desabrigados para proporcionar quase US$ 1,8 milhão em subsídios a Leões para que auxiliassem os refugiados da Ucrânia. Impactaram mais de 27 milhões de pessoas, reduzindo a prevalência do diabetes e melhorando a qualidade de vida para aqueles diagnosticados.  Preveniram a cegueira evitável e melhoraram a qualidade de vida de mais de 23 milhões de pessoas cegas e deficientes visuais. Garantiram que mais de 79 milhões de membros de comunidades tivessem acesso a alimentos nutritivos.  Protegeram e restauraram o nosso meio ambiente para melhorar o bem-estar de 156 milhões de pessoas.  Apoiaram mais de 11 milhões de crianças e respectivas famílias afetadas pelo câncer infantil.

                                Esse Artigo é uma homenagem a todos os Companheiros Leões de Camacã do qual tenho a honra de ter recebido no ano de 2018 um título de Amigos do Lions e, em Especial ao Amigo Sr. José Amando Macedo um dos grandes entusiastas do Leonismo em Camacã.

Por Ernande Costa Macedo