Notícia

ADR Sul da Bahia promove atividades gratuitas durante Semana de Inovação de Ilhéus

thumbnail_ADR-ArenaPoliticasPublicas (1)

Realizada entre os dias 18 e 26 de agosto, a Semana de Inovação de Ilhéus movimenta a região sul da Bahia com uma extensa programação sobre as mais diversas áreas como inovação, tecnologia, futurismo, gestão pública, novas economias, sustentabilidade. O evento, que é gratuito, está segmentado em cinco macro arenas: Políticas Públicas e Desenvolvimento, Indústria, Empreendedorismo, Potencial Empreendedor e a arena Turismo e Entretenimento.

No comando da Arena de Políticas Públicas e Desenvolvimento, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia oferece uma programação especial nos dias 22 e 23 de agosto. Na próxima terça-feira (22), às 9h, no Auditório Jorge Amado (UESC), a advogada e pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Verônica Ennes, profere a palestra Gestão de políticas públicas e projetos baseada em evidências.

Já na quarta-feira (23), a partir das 9h, a ADR promove um encontro com soluções inovadoras no Observatório Social do Parque Científico e Tecnológico Sul da Bahia (PCTSul), também no campus da UESC. Com foco em gestores de Educação, Assistência Social, Saúde e Fazenda, o meetup reunirá os palestrantes Breno Coelho (Gove), Mayara Matos (ImpulsoGov), Tiago Giusti (Portábilis) e Elio Castro (Fluyd) em uma mesa redonda que apresentará dados e tecnologias para a efetividade das políticas públicas. Ambas as atividades são abertas ao público. Para participar, basta se inscrever no link: bit.ly/adr-arenapoliticaspublicas

De acordo com Mariana Sales, Secretária Executiva da ADR Sul da Bahia, é importante pautar o tema de dados e evidências na formulação de políticas públicas para qualificar o debate no território. “Sabendo dos desafios dos gestores em lidar com problemas complexos, discutimos como organizar as informações e evidências disponíveis para uma melhor tomada de decisão e também como forma de melhor avaliar as ações implementadas e monitorar seus resultados”, pontua.

Workshop

Durante o evento, acontecerá o Workshop de construção colaborativa do Centro de Inteligência Territorial, projeto da ADR que visa sistematizar, gerir e publicizar dados e informações do sul da Bahia com o objetivo de subsidiar e apoiar a tomada de decisão segura para o planejamento de políticas públicas eficazes, alavancagem e atração de investimentos e o monitoramento do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do território.

“Será uma dinâmica ‘mão na massa’, buscando responder como as autoridades competentes tomam decisões, quais desafios da região queremos priorizar e com quais evidências. Além de entender quais são as demandas locais de dados e gestão da informação”, esclarece Mariana. O Workshop é fechado para uma lista de convidados que reúne acadêmicos, agentes públicos, terceiro setor e representantes da sociedade civil.