Direto do Plenário
O horário do pequeno expediente da sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na tarde desta segunda-feira (28), com duração regimental de 45 minutos, foi utilizado pelos deputados inscritos para defesa de suas pautas e posicionamentos, além do registro de visitas e inaugurações, entre outras atividades.
Pedro Tavares (UB) se solidarizou com a população de Itapetinga, que sofreu, no final de semana, com um temporal que desabrigou famílias, destelhou casas e danificou calçamentos. Ele também repercutiu visita que fez a Canudos, por ocasião da 26ª Cavalgada, evento tradicional do município.
Leandro de Jesus (PL) voltou a criticar a área de segurança pública do Governo do Estado diante do que chamou de ‘banho de sangue das facções’. O liberal enumerou crimes ocorridos nos últimos dias em Salvador, no bairro de Cosme de Farias, e em Mata de São João, onde nove corpos foram encontrados carbonizados.
Robinho (UB) chamou a atenção para o protesto dos prefeitos da Redião Nordeste do Brasil, dia 30/08, contra a perda de receitas, como ICMS, FPM e royalties de petróleo. O parlamentar também reclamou do fim de voos diretos de Salvador para Ilhéus e Porto Seguro, pedindo apoio dos colegas e do presidente da ALBA para reverter a situação.
Hilton Coelho (Psol) lamentou a aprovação do PL que definiu, sem juros e mora, o pagamento da 2ª parcela do precatório destinado aos professores do Estado, reiterando críticas ao governador Jerônimo Rodrigues. Para o psolista, a sessão foi conflituosa e o dia e horário da votação foi uma manobra para tentar invisibilizar a polêmica da proposta.
O presidente da ALBA, Adolfo Menezes, contestou Hilton Coelho quanto à convocação da sessão, informando que a pauta seguiu o rito da Casa, cumprindo o regimento e sendo amplamente divulgada. Ele também fez considerações sobre a educação do país, defendendo que o tema é complexo e precisa do envolvimento do Congresso.
Marcinho Oliveira (UB) registrou que teve um retorno positivo de vários educadores no interior do Estado, no final de semana, por ter ficado a favor da categoria na votação dos precatórios. O deputado relatou ter recebido abraços de agradecimento em municípios como Uauá, Canudos, Euclides da Cunha, Monte Santo, Retirolândia e Valente.
Dr. Diego Castro (PL) relatou que, a convite do deputado federal Capitão Alden (PL), acompanhou os trabalhos da CPI do MST, na quinta-feira (24) passada, em assentamentos de municípios baianos do Extremo Sul. O liberal acusou lideranças do movimento de impedir o grupo de congressistas de ouvir relatos dos assentados.
Pancadinha (SD) destacou sua alegria em conhecer, no final de semana, o município de Bom Jesus da Lapa e a expressão de fé dos devotos na gruta do Bom Jesus, agradecendo ao colega Eures Ribeiro (PSD) e prefeito Fabio Nunes pela receptividade. O deputado também pediu uma providência sobre o fim dos voos diretos da capital para Ilhéus e Porto Seguro. (Ascom da ALBA)











