Notícia

Sessão especial na ALBA marca passagem do dia do profissional da educação física

59034-926783-2023-09-01-14-36-32

Em comemoração do Dia do Profissional da Educação Física, a Assembleia Legislativa da Bahia realizou, nesta sexta-feira (1º), uma sessão especial no Plenário Orlando Spínola, proposta pelo deputado Angelo Coronel Filho (PSD).

Compuseram a mesa do evento, coordenada pelo proponente, a deputada federal Alice Portugal (PC do B); o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 13ª região (Crefi3/BA), professor Rogério Moura; o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro; a coordenadora dos juizados especiais, Eveline Pereira Rocha, da Defensoria Pública Geral do Estado; o educador físico major Luiz Sérgio, representando a 6ª Região Militar General de Divisão; o professor de Educação Física, Neuber Costa, representando a Secretaria estadual de Educação; o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto; o diretor regional da TV Band Nordeste, Augusto Correa Lima; o investigador de polícia, Tiago de Freitas Isenseee, da Delegacia Geral de Polícia Civil; a presidente do Conselho Regional de Educação Física da 7º Região (Cref7/DF), representado todos os conselheiros do Brasil, Nicole Azevedo; e a superintendente do Cref13, Monaliza Brunelli.

Na cerimônia, o Cref- BA fez a entrega de medalhas beneméritas ao parlamentar e aos representantes da categoria, e de placa e flores ao conselheiro Ivan Jorge, in memoriam, recebidas pela esposa Janaina Pedreira.

Em sua fala, Angelo Coronel Filho confessou sua admiração pelos profissionais que cuidam de gente. A homenagem, segundo ele, é justa e valoriza uma profissão essencial para a saúde física e mental da população. “Através de educação física é possível criar espaços de desenvolvimentos críticos, cognitivo, respeito as diferenças, solidariedade e cooperação. Por meio das atividades físicas, sejam elas coletivas ou individuais, são promovidas experiências construtivas de convivência, cidadania, consciência corporal, competitividade e de estímulo à vida saudável”, colocou.

Ele também elogiou a atuação do Conselho Regional de Educação Física, o Cref Bahia-Sergipe, que iniciou suas atividades em 2004, e hoje conta com mais de 18 mil profissionais e três mil estabelecimentos registrados no Estado.

O presidente do Cref Bahia-Sergipe, Rogério Moura, agradeceu pela homenagem e celebrou a trajetória de conquistas da categoria nos últimos anos, na busca de inovações e bons resultados. Como avanços, ele citou a modernização do atendimento, a inserção e reconhecimento do profissional de educação física como membro da área de Saúde, e a expansão da fiscalização. Para os avanços, Moura reconheceu, ainda, as parcerias estabelecidas com a Sudesb, Setre, Ministério Público do Trabalho, secretarias municipais, Legislativo, entre outras instituições.

Representando o Governo do Estado, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães louvou a iniciativa de Angelo Coronel Filho e da ALBA, e agradeceu, em nome do Executivo, pela honraria recebida pelo Cref-BA. “Na verdade é um reconhecimento não do nosso trabalho individual na área do esporte, mas da parceria com os profissionais da Educação Física”, afirmou.

Devidson lamentou os últimos anos, em que o investimento no setor, por parte do Governo Federal, foi ínfimo e anunciou o relançamento do programa Pacto pela Vida no qual um aspecto estratégico será o reforço, o fortalecimento das iniciativas na área da geração de emprego e renda e na área do esporte.

“Nós não tivemos nenhuma política, por isso que hoje nós estamos num processo de reconstrução nacional, inclusive na área do esporte”, afirmou

Também homenageado na sessão, o professor itabunense Claudio Reis reconheceu ter sido um momento único, em sua trajetória de 34 anos dedicados à Educação Física. “Amo muito a minha profissão, amo estar com os meus alunos. Eu acho que é um trabalho importante, um trabalho social fantástico preparar os jovens, para uma vida em que ele possa desenvolver a sua corporalidade, ter um desenvolvimento global em todos os aspectos, emocional, psicológico, mental, fisiológico, e que, através deste bom desenvolvimento, seja um verdadeiro cidadão, para a construção de uma sociedade justa e igualitária”, disse. (Ascom ALBA)