Notícia

Legislativo concederá comenda 2 de julho ao advogado e professor Thomas Bacellar

Proposta da homenagem é do deputado Adolfo Menezes (PSD)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes, apresentou projeto de resolução, sob o número 3.162, propondo a concessão da Comenda 2 de Julho a ao procurador Thomas Bacellar. Trata-se de um dos mais importantes juristas da Bahia, nas palavras do parlamentar, que é sempre muito seletivo ao oferecer honrarias, sendo esta apenas a quarta proposição neste sentido em seus cinco mandatos.

Thomas Bacellar, explica Adolfo, é uma “personalidade baiana de grande mérito, cabendo ainda salientar a sua conduta ilibada e o seu grande senso de honra”. O homenageado é natural de Macajuba, mas iniciou seus estudos no curso primário em Campo Formoso, cidade natal do presidente, vindo a concluir o ginasial em Senhor do Bonfim.

“Advogado criminalista de grande notoriedade no nosso estado e no país, o Dr. Thomas também se notabilizou pela sua longa trajetória no ensino universitário, especialmente em direito penal, nas Faculdades de Direito da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Católica do Salvador, além da Escola de Polícia Civil do Estado da Bahia Nelson Pinto”. Bacellar foi também presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção da Bahia por quatro mandatos

Foram muitas as atribuições públicas exercidas pelo especialista em direito, tendo sido assessor técnico-jurídico da Secretaria da Segurança Pública do Estado, conselheiro Estadual de Educação, consultor Jurídico do Patronato de Presos e Egressos, diretor das faculdades de Direito da UCSal e da Ufba

O jurista participou de inúmeros simpósios, conferências, seminários e congressos, a exemplo do Ciclo Nacional de Conferências Sobre o Novo Código Penal, Simpósio de Atualização Jurídica realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado, Simpósio de Psiquiatria Forense, pela Secretaria de Justiça, dentre outros, e possui diversos trabalhos publicados, além de haver sido patrono e paraninfo de várias turmas de formandos em Direito. (Ascom Alba)