Notícia

Assembleia Legislativa da Bahia promove ação para celebrar o dia da árvore

A data foi marcada pela troca simbólica de um livro por uma muda de planta

Na data em que é celebrado o Dia da Árvore, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) chamou a atenção para o cuidado com o meio ambiente. Na estante do Programa ALBA na Leitura, ao lado do refeitório, o 21 de setembro foi comemorado com a troca simbólica de um livro por uma muda de planta. O servidor teve a oportunidade de reforçar o acervo da estante de livros, que cumpre a função de uma espécie de biblioteca livre, onde o interessado pode pegar uma publicação, levar para casa, ler e devolver quando concluir. “Nós temos que fazer a nossa parte. A gente espera plantar uma sementinha na cabeça das pessoas da importância tanto da leitura quanto da preservação do meio ambiente”, afirmou a diretora da Escola do Legislativo, Fernanda Guedes.

Ao todo, 60 mudas, divididas em alecrim, hortelã e orégano, foram entregues aos servidores. A ação foi promovida pela Escola do Legislativo, por intermédio do Programa ALBA Verde, coordenado pelo analista legislativo, Iramir Siqueira. “A gente queria fazer uma ação em homenagem ao Dia da Árvore. A primeira ideia foi a de um plantio nas dependências da ALBA, mas ficou sendo mais viável a entrega de mudas para as pessoas plantarem em casa e ter a oportunidade de consumir alguns alimentos sem o acréscimo de fertilizantes”, explicou.

A ação foi realizada também na última quarta-feira (20). Para a psicóloga, Camila Marçal, lotada no Departamento de Serviço Social, iniciativas como esta são importantes para abrir os olhos das pessoas em relação à responsabilidade com as questões ambientais. “É bem interessante essa ação porque fazemos parte de uma sociedade que cada vez mais desmata e pouco preserva. Uma ação como esta faz a gente refletir e perceber o quanto a gente deveria preservar mais o meio ambiente”, enfatizou.

Para a secretária das comissões e revisora, Carinina Dourado, receber uma muda representou mais do que a oportunidade de refletir sobre o meio ambiente. A servidora que em 15 de agosto do ano passado teve constatado um câncer de mama, hoje luta contra a doença, e celebra a vida. “Hoje é uma data extremamente simbólica porque há exatamente um ano eu fazia a minha primeira sessão de quimioterapia, e hoje começa a primavera. Há um ano também eu ganhei uma flor da minha mãe que hoje desabrochou. Isso tudo é muito simbólico. Há um ano eu não esperava que estaria aqui e recebendo novamente uma flor. Isso significa para mim vida, renovação, esperança, fé e crescimento. A gente está aqui para celebrar a vida”, afirmou.

O programa ALBA Verde está centrado em três eixos: educação ambiental, coleta seletiva e o Programa Empreender. No primeiro caso, as atividades incluem informação, treinamentos e divulgação de boas práticas ambientais. No caso da coleta seletiva, a prioridade é a separação do lixo reciclável do lixo comum, promovendo a destinação correta dos resíduos. O Programa Empreender é responsável por aplicar os recursos obtidos com a venda da coleta seletiva em cursos e oficinas com foco no empreendedorismo. (Ascom da Alba)