Notícia

Alba sedia formatura de 200 voluntários da ordem dos Capelães do Brasil

Evento teve o apoio da deputada Ludmilla Fiscina (PV)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sediou, na manhã desta sexta-feira (22), a formatura de cerca de 200 voluntários da Ordem dos Capelães do Brasil, secção Bahia. O evento teve o apoio da deputada Ludmilla Fiscina (PV), que se disse honrada com o evento.

“Os capelães desempenham um papel importante em nossa sociedade, acolhendo pessoas que estão necessitando de apoio, aconselhamento em hospitais, cemitérios, presídios e comunidades em conflito”, explicou a deputada em mensagem lida no encontro. “Parabenizo a todos os formandos e que Deus abençoe com a sabedoria e discernimento para exercerem tão nobre função”, acrescentou ela, que não pode participar da formatura.

O comandante-geral da Ordem dos Capelães na Bahia, capelão Paim, explicou que a entidade hoje reúne 40 mil voluntários no Estado. “O trabalho da Capelania é sempre levar uma palavra de paz, de conforto, de amor dentro das comunidades, dentro das instituições hospitais, escolas, presídios. Enfim, onde tem o ser humano, o capelão está pronto para servir”.

Capelão Paim explicou que essa formatura acontece de dois em dois meses. “Os voluntários passam por uma qualificação na qual a gente traz todo treinamento. Depois que se formam eles continuam a se capacitar, tipo uma pós, dentro de cada segmento, seja ele hospitalar, prisional, social, escolar”, acrescentou o comandante-geral da entidade na Bahia.

Apesar da farda e do nome, Paim explicou que a entidade não está ligada a nenhuma das Forças Armadas e nem à religião. “A Ordem dos Capelães do Brasil é uma instituição independente e laica. Mas temos dentro da Ordem capelães de todas as religiões, pastores, católicos, espíritas e também representantes de religiões de matriz africana”. Ele pontuou ainda que, além de levar palavras de conforto a quem precisa, a entidade também arrecadas donativos. “Conseguimos levar dois caminhões de donativos para os desabrigados pelas enchentes no extremo sul do Estado”. (Ascom Alba)