Notícia

Alba recebe visita de 219 estudantes de quatro unidades escolares de Salvador

Vistas fazem parte do programa A Escola e o Legislativo, da Escola do Legislativo da ALBA.

Durante esta semana, a Assembleia Legislativa da Bahia recebeu a visita de 219 alunos de quatro unidades escolares de Salvador. Na terça (19), vieram 70 estudantes da Unifacs; na quarta (20), 50 jovens do Colégio Estadual Rafael Oliveira; e na quinta (21), 30 da Escola Municipal Oscar Penha, e 49 do Colégio Estadual Vila Canária. A atividade, cujo objetivo é aproximar a sociedade baiana do Legislativo, é promovida pelo programa A Escola e o Legislativo, da Escola do Legislativo da ALBA.

A abertura das visitas foi feita pela coordenadora do programa, Cynthia Rabelo, seguida pelas palestras da também coordenadora, Laura Ramos, sobre Funções do Legislativo; e da gerente do Departamento de Taquigrafia, Marilanja Pereira e Estrutura Organizacional. Na Biblioteca, por meio da servidora Rosângela Lopes, conheceram o acervo e as produções literárias da ALBA e, no Memorial, a coordenadora do setor, Cláudia de Oliveira, apresentou peças antigas, móveis, fotos e documentos que contam a história da instituição. Na área externa e no Plenário, a subtenente da PM, Islândia Goes explicou, com detalhes, as obras de arte que decoram a Casa – o mural de Carybé e o painel de Carlos Bastos.

Seguindo o roteiro, os visitantes foram ao plenário, onde puderam assistir às sessões e ver os parlamentares em ação. Segundo Cynthia Rabelo, um dos momentos mais interessantes desta semana aconteceu na terça, quando os jovens da Unifacs tiveram a oportunidade de dialogar com o líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT). Na ocasião eles questionaram sobre vários assuntos, entre eles a prerrogativa do parlamentar de propor projetos de lei e segurança pública. “Os alunos, que nunca tiveram contato direto com nenhum deputado, ficaram encantados”, afirmou a coordenadora. (Ascom Alba)