Notícia

Alunos do Colégio Montessori de cruz das almas conhecem sede da Alba

Os estudantes vivenciaram de perto a estrutura que mantém as engrenagens do Poder Legislativo

Uma experiência de aprendizado transcendeu as paredes da sala de aula para 50 estudantes do nono ano do Colégio Montessori, localizado no município de Cruz das Almas. Em uma visita à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizada na manhã desta quinta-feira (28), os adolescentes, com faixa etária entre 14 e 15 anos, puderam conhecer os meandros do Poder Legislativo.

Numa espécie de aula de campo, os estudantes puderam vivenciar de perto a estrutura que mantém as engrenagens do Poder Legislativo em movimento, expandindo o conhecimento adquirido em sala de aula sobre assuntos como a separação dos poderes e a criação das leis.

A visita foi realizada por meio do Programa A Escola e o Legislativo. Os alunos, acompanhados de cinco professores e guiados pelo time de instrutores da ALBA, percorreram setores e departamentos da Casa do Povo. Conheceram in loco a biblioteca Aloysio da Franca Rocha, o memorial, os painéis de Carybé e Carlos Bastos, as salas das comissões, onde estavam sendo realizada uma audiência pública sobre a reforma e a ampliação do aeroporto de Barreiras; assim como se encantaram com o Plenário Orlando Spínola, onde ocorre as votações. Também acompanharam a palestra sobre as funções do Legislativo, ministrada pela servidora Laura Ramos, uma das coordenadoras do Programa A Escola e o Legislativo.

“O maior objetivo do programa é aproximar a comunidade do Legislativo. As pessoas passam a ter o entendimento das funções do parlamento. Geralmente, eles chegam aqui sem muita noção de como a Casa funciona, mas é de suma importância entender como os temas são debatidos, como as leis são criadas, porque tudo isso impacta diretamente na vida deles”, afirmou Cynthia Rabelo, também coordenadora do Programa.

Para Yanni do Nascimento, de 15 anos, a visita à ALBA abriu seus olhos para a importância do Poder Legislativo baiano. Segundo a estudante do nono ano, a visita foi instrutiva e enriquecedora. “A visita contribuiu para a gente entender como o Legislativo interfere diretamente na nossa vida. Também conhecemos a parte histórica da Assembleia, e entendemos como são criadas as leis”, disse.

Segundo a coordenadora pedagógica, Ailla Souza Lisboa, a sala de aula precisa ter seu alcance estendido. A educadora explica que a ida dos estudantes para a Casa do povo fez parte do projeto “Ensino Médio Tô Chegando”, que trata de assuntos relevantes para a formação do cidadão. “A gente procura estender todo o conteúdo dado em sala de aula. A ideia de vir à Assembleia Legislativa surgiu justamente depois de ter trabalhado a separação dos poderes, suas funções, e previsões na Constituição. Vivenciar isso aqui faz com que os alunos comecem a ter esse senso de participação política, cidadania”, afirmou. (Ascom Alba)